EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Código Florestal estará em Plenário em meados de novembro, prevê o relator, senador Luiz Henrique

 

O relator do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) nas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), espera que o texto esteja pronto para votação em Plenário até meados de novembro. Ele fez a previsão na abertura da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (5) na CCT.

Além das comissões de Ciência e Tecnologia e Agricultura, a matéria, antes de ir a Plenário, também será votada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde é relatada pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Ao se manifestar sobre o assunto, o presidente da CCT, Eduardo Braga (PMDB-AM), informou que deverá se reunir ainda esta semana com dois relatores e os presidentes da CRA e CMA, para que juntos estabeleçam um cronograma de votação do projeto nas três comissões

Luiz Henrique ressaltou que está trabalhando com Jorge Viana para mudar “o eixo da política ambiental brasileira”, incluindo, além de medidas de comando e controle, políticas de incentivos à recuperação e a manutenção do acervo florestal brasileiro.

Ele informou que concluiu modificação na estrutura do projeto, separando as disposições transitórias – que tratam de normas de recuperação do passivo ambiental e de regularização de áreas desmatadas – das disposições permanentes.

– Procedi uma cirurgia no texto de forma a separar normas duradouras de normas transitórias. Não foi fácil, pois mexeu na estrutura do texto que veio da Câmara – explicou ele. Além da mudança na estrutura, o relator informou que analisará as emendas apresentadas pelos senadores, antes de concluir seu voto.

Luiz Henrique ressaltou que seu relatório está sendo construído em permanente diálogo com o governo federal e com lideranças da Câmara. Como o texto deverá ser alterado no Senado e, por isso, retornar à Câmara, Luiz Henrique quer elaborar um substitutivo que não venha a ser derrubado pelos deputados.

Matéria de Iara Guimarães Altafin / Agência Senado, publicada pelo EcoDebate, 06/10/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Código Florestal estará em Plenário em meados de novembro, prevê o relator, senador Luiz Henrique

  • José Carlos M. B.

    Agora vamos esperar que as mudanças no código florestal feitas pelo senador Luiz Henrique realmente beneficiem nossas florestas e não as pessoas que lucram a derrubando.

Fechado para comentários.