EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Áreas contaminadas críticas: CETESB aplica multa diária ao Shopping Center Norte

 

Multa diária é de R$ 17.450,00, por não atender às exigências da agência ambiental

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB aplicou multa diária de R$ 17.450,00 ao Shopping Center Norte, localizado na zona norte da capital, por não ter atendido exigência de implantar sistema emergencial de drenos de extração de gases, medidas de intervenção necessárias para afastar o risco potencial de explosão na área do empreendimento. A área do Shopping, ao lado da Marginal Tietê, entrou para a Lista de Áreas Contaminadas Críticas da CETESB, em função da existência de gás metano no terreno, que durante décadas – antes da construção do centro de compras e lazer – , serviu como depósito de lixo.

A emissão da multa diária foi feita na última sexta-feira, 16/9, e persistirá até que a direção do Shopping atenda às exigências da CETESB, que consistem não só na implantação do sistema de extração dos gases, como também na complementação da investigação detalhada e da avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour, e, ainda, implementar os Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência.

Representantes da empresa de consultoria ambiental contratada pelo Shopping, acompanhados pelos advogados do empreendimento, estiveram reunidos hoje (19/9) na sede da CETESB, para conversarem previamente sobre as medidas de intervenção que ainda serão apresentadas para avaliação da agência ambiental.

Fonte: CETESB

EcoDebate, 21/09/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa