EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Um acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto ainda é possível, diz negociador

Diplomata da Nova Zelândia acredita em acordo para substituir Protocolo de Kyoto

Um acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto ainda é possível, mas não será alcançado neste ano, disse na quarta-feira o principal negociador neozelandês para essa questão.

Inevitavelmente, portanto, haverá uma lacuna depois que expirar a primeira etapa de Kyoto, em 2012, disse o ministro para Negociações da Mudança Climática, Tim Groser, em entrevista ao final de dois dias de discussões envolvendo 35 países em Auckland. Reportagem da Reuters.

Divergências entre países ricos e pobres sobre como controlar as emissões de gases do efeito estufa geram um impasse na substituição do Protocolo de Kyoto, o atual tratado climático da ONU, que obriga cerca de 40 países industrializados a reduzirem suas emissões até 2012.

Há vários anos a ONU promove discussões para tentar prorrogar Kyoto a partir de 2013 ou definir um novo acordo que estipule metas de redução das emissões para grandes nações poluidoras hoje isentas de obrigações, especialmente China, Índia e EUA.

“É como a água gotejando em uma pedra”, disse Groser sobre o ritmo lento das negociações. “Raramente há uma reunião crucial. Trata-se de uma lenta construção sobre uma base internacional.”

Todos os principais países desenvolvidos e emergentes participaram da reunião em Auckland, com exceção da China. Groser disse não saber a razão dessa ausência.

As discussões se voltaram para questões técnicas como a medição, notificação e verificação das emissões em cada país. Diversos países, particularmente os Estados Unidos, exigem um sistema transparente que demonstre se as nações estão ou não cumprindo suas metas.

No mês passado, houve avanços ao longo de duas semanas de negociações na Alemanha, mas ainda há uma lacuna entre países desenvolvidos e não-desenvolvidos a respeito de quem deve arcar com o maior ônus na redução das emissões.

Os países pobres alegam que a responsabilidade deve ser dos ricos, que causaram a maior parte do aquecimento global por virem queimando combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, no século 18.

Por outro lado, o rápido crescimento econômico dos emergentes também se reflete em grandes emissões de carbono, a ponto de a China já ter se tornado o maior poluidor mundial.

“Posso ver todo tipo de razão para (o acordo) não acontecer, mas posso ver um cenário em que aconteceria”, disse Groser.

Ele opinou que seria um equívoco depositar expectativas de definição de um acordo nas grandes reuniões internacionais, como já aconteceu na reunião de Copenhague em 2009. O próximo grande evento desse tipo será no final deste ano em Durban, na África do Sul.

Reportagem da Reuters, no Estadão.com.br.

EcoDebate, 28/07/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Um acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto ainda é possível, diz negociador

  • Valdeci Pedro da Silva

    Quem até agora esperou que o capitalismo resolva os problemas por si mesmo gerados, se quizer continuar esperando, que o faça sentado. Ou devemos esperar que ele assine sua própria sentença de morte?

  • Caros Colegas

    Estamos compartilhando este artigo, pois deveremos editar algumas postagens sobre possíveis acordos climáticos

    Abraços,

    Adilson

Fechado para comentários.