EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ministério Público do Pará denuncia três por assassinato de casal de extrativistas em Nova Ipixuna

O Ministério Público do Pará ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de três pessoas acusadas de envolvimento no assassinato dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Eles foram mortos há dois meses em um assentamento em Nova Ipixuna, no sudeste do estado.

Um dos denunciados é José Rodrigues Moreira, dono das terras onde fica o assentamento. Ele é apontado como mandante do crime. Também foram denunciados o irmão dele, Lindonjonson Silva Rocha, e Alberto Lopes do Nascimento, acusados de executar o duplo assassinato.

José Rodrigues foi denunciado por homicídio duplamente qualificado, e Lindonjonson Rocha e Alberto Nascimento, por homicídio triplamente qualificado. De acordo com o Ministério Público, o objetivo do crime era retirar o assentamento da terra comprada por José Rodrigues.

Segundo as investigações policiais, declarações das testemunhas e perícias levaram aos suspeitos. Para a promotora Amanda Lobato, responsável pela denúncia, a prisão preventiva é fundamental para garantir a ordem pública e a tramitação do processo sem ameaça de testemunhas nem ocultação de provas.

O casal foi morto a tiros no dia 24 de maio quando atravessava uma ponte de madeira perto do assentamento.

Reportagem de Débora Zampier, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 28/07/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa