EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

INPE: Profissionais do setor hidrológico podem se inscrever no curso à distância sobre meteorologia por satélite

De 25 a 27 de julho, será realizado o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

Promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o curso irá auxiliar os profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.

O treinamento é especialmente dirigido a hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.

Introdução ao Sensoriamento Remoto, Radiação, Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Produtos de Radar Meteorológico e Descrição dos Modelos da Superfície Continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície, serão as aulas ministradas por Carlos Frederico de Angelis, Daniel Alejandro Vila, Jojhy Sakuragi, Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), e por Luis Gustavo Gonçalves de Gonçalves, da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD), do CPTEC/INPE. Baldemar Mendez Antonio, da Universidade Autônoma Metropolina, do México, ministrará a disciplina Modelo Hidrológico Operacional alimentado com dados de Satélite.

A programação completa, o acesso à sala virtual e os procedimentos de inscrição estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-hidrologia

Fonte: INPE

EcoDebate, 19/07/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa