EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Sacrifícios humanos, crônica de Paulo Sanda

[EcoDebate] Anos atrás nosso então presidente topetudo, Itamar Franco ficou feliz por derrubar a bolsa de valores.

“Nós vencemos eles”.

Nosso querido ex-presidente foi bastante polêmico, e nos brindou com muitas frases e flagrantes.

Na época eu como quase economista, ex operador de pregão Bovespa e BM&F, achei um absurdo a afirmação dele.

Afinal, ele estava se congratulando por afundar o pais!

Afinal o mercado financeiro é uma forma das empresas conseguirem capital de risco para realizar investimentos produtivos, gerando emprego e divisas para a nação.

Desculpe Itamar, eu estava errado e você certo.

Já venho a algum tempo desconstruindo minha ideia sobre a nossa sociedade baseada no capital, mas ontem vendo os protestos da Grécia, que passa por uma profunda crise, com alto desemprego e falta de perspectivas para o povo.

O governo grego na última década levou as despesas públicas as alturas, e praticamente dobrou o salário do funcionalismo. Agora o pais tem dificuldades para pagar suas dívidas e o parlamento vai aprovar um pacote de austeridade que vai congelar o salário dos servidores públicos, aumentar impostos, o preço da gasolina e elevar a idade mínima da aposentadoria. Este pacote vai impactar diretamente a vida de todo povo grego. É assim, uns se privilegiam e todos pagam a conta.

O capital tem que ser preservado, pois é o ente máximo de nossa sociedade.

O povo grego vai pagar o pato, para que o capital não seja prejudicado.

É algo surreal, pessoas serão sacrificadas no altar.

É verdade, o altar!

Vejam, bastou o parlamento grego acenar com possibilidade de aprovação deste pacote de austeridade econômica que as bolsa entraram em festa pelo mundo todo. São verdadeiros templos do capital. E em nome deste deus, realizamos estes verdadeiros sacrifícios humanos.

Paulo Sanda é Teólogo, chefe escoteiro, palestrante, idealista, associado da ONG RUAH e tem sido ativo participante das manifestações Belo Monte NÃO, em São Paulo. RUAH – Desenvolvimento Integral do Ser Humano

EcoDebate, 01/07/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Sacrifícios humanos, crônica de Paulo Sanda

  • Parabéns Paulo. Gostaria lhe enviar uma matéria que anos atràs tinha publicado a respeito do “deus dionheiro”. Poderia me enviar seu e-mail? Quanto a mim pode ver em internet,em google ou yahoo, pesquisando:
    padre angelo pansa. Regressando ao Brasil dentro de alguns meses gostaria lhe encontrar. Padre Angelo Pansa – Delegado ICEF (International Court of the Environment Foundation)

Fechado para comentários.