EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Mãos de Césio’ agora em suas mãos – Exposição sobre acidente nuclear de Goiânia ‘on Tour’

A exposição Mãos de Césio sobre o maior acidente radiotativo do Brasil, exibida no último mês de maio, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, foi feita para circular nos centros culturais, escolas e sindicados de todo o Brasil, América Latina e países lusofônicos que podem agora alugar esta exposição.

A exposição “Mãos de Césio” é uma homenagem aos brasileiros que trabalharam na descontaminação do acidente radiológico Césio 137, conhecido como o Chernobyl do Brasil, ocorrido em 1987. Médicos, bombeiros, policiais militares, pedreiros, motoristas e enfermeiras de Goiânia que, em muitos casos, também enfrentaram problemas de saúde e morreram após ajudar os primeiros contaminados.

Um aparelho construído nos anos 1950 para tratar câncer virou uma bomba radioativa, quando dois catadores de ferro velho, sem conhecimento do perigo, tiraram este aparelho com quase 20 gramas da substância radioativa, o Césio 137. Assim começou uma reação em cadeia que afetou e destruiu a vida de centenas de pessoas neste desastre que foi classificado como nível 5 na escala internacional de acidentes nucleares.

O nome da mostra é inspirado no fato de a parte afetada do corpo mais visível foram as mãos, porque com elas foram feitos os primeiros contatos com este elemento altamente radioativo.

Mãos de Césio fez parte do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear Rio de Janeiro (www.uraniofestival.org). É uma exposição fotográfica com fotos dos acervos da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Programa Memória Roberto Pires (Bahia) e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

Veja alguns artigos/links sobre a exposição:

http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/04/29/exposicao-sobre-maior-acidente-nuclear-do-brasil-abre-neste-domingo/

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/04/27/rio-de-janeiro-vai-sediar-exposicao-que-lembra-acidente-com-cesio-137-924330121.asp

http://oglobo.globo.com/blogs/ecoverde/posts/2011/05/07/exposicao-fotografica-mostra-acidente-nuclear-no-brasil-379046.asp

http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/05/maos-de-cesio-os-trabalhadores-por-tras-da-tragedia

http://www.uraniumfilmfestival.org/html/exposicao.html

Escolas e outras instituições podem agora alugar a exposição:

Contato: info@uraniumfilmfestival.org

EcoDebate, 16/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa