EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama aplica multa adicional à Beatriz Rondon, pela caça ilegal de onças no pantanal

onça

A proprietária da Fazenda Santa Sofia, localizada no pantanal do Rio Negro em Mato Grosso do Sul, Beatriz Rondon acaba de receber uma multa de R$115 mil adicional do Ibama por caça profissional e por causar danos à Unidade de Conservação. A fazenda Santa Sofia é uma Reserva Estadual Particular do Patrimônio Natural.

A proprietária já tinha sido multada em 105 mil reais por caça ilegal e abate de animais ameaçados de extinção, logo após a Operação Jaguar II que foi desencadeada pelo Ibama e pela Polícia Federal no dia 5 de maio. Na operação o Ibama e a Polícia Federal apreenderam na sede da Fazenda Santa Sofia, 2 crânios de onças, 16 galhadas de cervos do pantanal e uma pele de sucuri de 3,5 metros. Até agora o Ibama aplicou 220 mil reais de multas nesta operação à proprietária da Fazenda.

As investigações da Operação Jaguar II foram iniciadas há cerca de um ano a partir de indícios encontrados pelo Ibama e pela Polícia Federal ao desarticular uma quadrilha especializada em realizar safáris de caças de onças para estrangeiros, com atuação em todo o Pantanal. Na Operação Jaguar I, foram presos em Sinop no Mato Grosso 10 pessoas, incluindo o chefe da quadrilha Eliseu Sicoli e decretada a prisão de Antonio Teodoro de Melo, o Tonho da Onça, mateiro especializado na caça de onças no pantanal. A prisão de Antonio Teodoro foi relaxada ainda no ano passado.

Dentre os elos de ligação existentes entre as duas operações a investigação do Ibama e da Polícia Federal constatou a presença de Antonio Teodoro de Melo também nas caçadas realizadas na Fazenda de Beatriz Rondon. Um vídeo enviado anonimamente à Polícia Federal retrata a matança de duas onças, uma parda e uma pintada por estrangeiros na fazenda de Beatriz e na presença dela. As investigações continuam e o inquérito está em andamento na Polícia Federal de Corumbá.

Ascom – Ibama/MS
Foto: Robson Czaban – Ibama

EcoDebate, 24/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

4 thoughts on “Ibama aplica multa adicional à Beatriz Rondon, pela caça ilegal de onças no pantanal

  • Tem que ter pena mais severa. Nunca soube de alguém que pagasse essas multas.

  • Prezados Senhores e responsáveis por este meio de comunicação

    Bom Tarde!

    Referente a reportagem ou comunicação, sobre a “fazendeira” Beatriz Rondon.Considerando que há um enorme equivoco por parte deste honroso meio de comunicação, gostaria de esclarecer para que fique bem claro, que:

    A fazenda Santa Sofia de propriedade da Senhora Beatriz Rondon não é inteiramente uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – ( http://www.repams.org.br ) , GOOGLE – busca – RPPN ;a fazenda Santa Sofia é uma área enorme de aproximadamente 35 mil hectares cujo a principal produção é a pecuária de corte e dentro desta propriedade existe uma RPPN de 7.387 ha, voltada para a conservação e preservação do bioma Pantanal ,isto é o que deveria ser, ou seja, não é claro que este evento de safári, o qual não é o objetivo dos verdadeiros proprietários de RPPN, tenha ocorrido dentro da área de conservação, visto que a mesma é um imenso e inexplorável varjão.Considerem o fato de perguntar ao órgão ambiental – IMASUL – o fato que levou a senhora Beatriz Rondon a criar a RPPN, uma vez que esta foi criada antes da própria criação da associação de proprietários de RPPN do MS.

    A associação REPAMS é modelo e referência em todo o Brasil para as outras associações de RPPN e é pautada na ética, respeito e transparência nas suas ações e atividades na conservação do bioma Pantanal.

    Seguem notas postadas referentes aos acontecimentos.

    http://www.repams.org.br/paginas.php?cod=19

    Ficamos no aguardo para um convite para mostrar o nosso trabalho no MS.

    Sem mais

    Atenciosamente

    Laércio Machado de Sousa

  • Ah tah ok… e como vc me diz que o vídeo feito não é a Beatriz Rodon, essa mulher devia ser presa e não multada!

  • Da nojo so de olhar para a cara dessa mulhe, como ela pode receber dinheiro para assassinar animais indefesos ,cadeia para elae sua corja,e o minimo que ela mereçe…

Fechado para comentários.