EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Uso sustentável da Amazônia é solução para luta entre ambientalistas e grandes empresas

[Por Maria Carolina Gonçalves para o EcoDebate] Nos últimos anos, a batalha entre os protetores radicais do meio ambiente e os defensores do desenvolvimento econômico intensificou-se. Como solução, surgiu a proposta do uso sustentável da Amazônia. José Pedro de Oliveira Costa, professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP comenta que ainda há muitos usos insustentáveis na Amazônia, como pesca predatória e derrubada de áreas florestais para pasto ou agricultura. No âmbito social, algumas atividades exploram de forma abusiva a população local.

Um pouco de história
Depois do ciclo da borracha, por volta da segunda metade do século XX, passou-se a explorar a área de franja (borda) na Amazônia. Era a fronteira agrícola que começava a aparecer, depois da construção de Brasília e com a construção da estrada Belém-Brasília na década de 60.

Quando as estradas chegaram à Amazônia, trouxeram a ameaça da exposição, da entrada e saída descontroladas de fauna, flora e de produtos ilícitos. O professor explica que há soluções para isso, como as estradas restritas que cortam os parques nacionais e contam com fiscalização.

Novas ideias
Há muitas alternativas para as práticas de desmatamento e exploração na Amazônia. Áreas protegidas, parques nacionais e corredores ecológicos são apenas algumas delas. Quando Chico Mendes iniciou, juntamente com outros seringueiros, a luta contra o desmatamento, ele mostrou que há outras formas de usufruir do que a Amazônia oferece. Hoje existem reservas extrativistas de exploração sustentável de borracha, além de outros produtos. No arco sul do Pará, há exemplos de extração sustentável de madeira.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no estado do Amazonas, tem como objetivo o uso sustentável dos recursos naturais, aliado à permanência e participação da população local e à formação e manutenção de uma forte base científica na área.

José Pedro ressalta que a sustentabilidade não é inviável. “Nos últimos 5, 6 anos, o desmatamento na Amazônia diminuiu”, afirma. Para ele, é necessário argumentar contra quem acredita que áreas protegidas são improdutivas. “Área preservada é uma área que está produzindo água, biodiversidade e é uma reserva para o futuro”, diz.

Maria Carolina Gonçalves é estudante de Jornalismo na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e faz o curso “Descobrir a Amazônia: descobrir-se repórter” da Oboré Projetos de Comunicações e Artes.

EcoDebate, 20/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa