EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Deu na Folha ‘Norte de Minas será um deserto em vinte anos’, artigo de Aroldo Cangussu

[EcoDebate] Ao ler o jornal “Folha de São Paulo” do dia 09 de maio de 2011, última segunda feira, tive um susto ao me deparar com uma matéria no caderno “Cotidiano”, na seção de Ciência: “Norte de MG pode virar um deserto em vinte anos”.

O artigo relaciona três mazelas que ocorrem na região e que a podem levar ao colapso: desmatamento, monocultura e pecuária intensiva e pouca quantidade de chuva. Segundo o jornal, dois milhões e duzentas mil pessoas teriam que abandonar o norte de Minas. A matéria fala ainda dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha como se tudo fosse igual. Cita ainda que três biomas serão afetados: cerrado, caatinga e mata atlântica. É tudo estarrecedor: o solo vai ficar estéril, não poderá sustentar a agricultura nem a mata nativa e os recursos hídricos vão secar completamente.

Fiz uma reflexão sobre o assunto e decidi escrever ao jornal. Como nascido e criado em Janaúba – uma das cidades mostradas no mapa de Minas, juntamente com Montes Claros e Bocaiúva – porém vivido em quase todas as regiões do Brasil achei estranho este destaque negativo. Sei e conheço todos os problemas sócio ambientais da região e eles são gigantescos e numerosos, mas de forma nenhuma muito pior que as outras regiões.

Vou apresentar o teor da minha carta ao jornal Folha de São Paulo:

Prezados Senhores

Sou engenheiro, especializado em meio ambiente, dono de uma empresa de consultoria em engenharia que trabalha com projetos ambientais. Moro em Janaúba, no norte de Minas Gerais, e me assustei com a matéria da Folha de hoje: “Norte de Minas pode virar deserto em vinte anos”. A realidade ficou longe no artigo. Se não, vejamos: a) a região do norte de Minas Gerais (não estou falando dos vales do Mucuri e Jequitinhonha – não os conheço) possui 52% de toda a mata nativa do estado de Minas; b) as áreas degradadas estão praticamente reflorestadas, com eucalipto e pinus, é verdade, mas isso é outra história; c) chove aproximadamente de 900 a 1.000 mm por ano em quase toda a região, apesar de concentrado em apenas três meses, mas é suficiente para a recarga dos aquíferos; d) a pecuária é forte, mas a fruticultura (banana, manga, limão, mamão e uma variedade de outras frutas) é o carro forte da economia local; e) Janaúba tem, em seu território, um reservatório de águas limpíssimas (Barragem do Bico da Pedra) que, além do abastecimento humano, irriga quase 20 mil hectares de terras altamente produtivas; f) e, por último, mas não finalmente, a reportagem entrevistou uma professora do Ceará??!! Saibam que temos uma excelente universidade aqui no norte de Minas, a Unimontes, com campus em Montes Claros, Janaúba e diversas outras cidades”.

Aroldo Cangussu

Engenheiro

Janaúba – MG

* Aroldo Cangussu é engenheiro e ex-secretário de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 10/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa