EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo revela excesso de bactérias em carne à venda nos EUA

A carne encontrada nas prateleiras dos supermercados norte-americanos costuma conter níveis elevados de bactérias, das quais mais de metade pode ser resistente a múltiplos níveis de antibióticos, segundo um estudo [Multidrug-Resistant Staphylococcus aureus in US Meat and Poultry] divulgado na sexta-feira.

A carne é segura para o consumo, mas os consumidores devem tomar precauções no manuseio e preparo, segundo Lance Price, coordenador do estudo feito para o Instituto de Pesquisas Genomicas Translacionais, que examinou 136 amostras de carne de supermercados de Illinois, Flórida, Califórnia, Arizona e Washington D.C. Reportagem de Aman Ali, da Reuters, com informações adicionais do EcoDebate.

Foram encontrados altos níveis da bactéria “Staphylococcus aureus”, que causam “centenas de milhares de infecções por ano nos EUA … de infecções cutâneas a infecções respiratórias realmente graves, como a pneumonia”, segundo Price.

A FDA, principal autoridade sanitária dos EUA, se disse ciente das conclusões desse e de outros estudos semelhantes, e que está colaborando com outras agências para resolver a questão.

Price disse que a principal descoberta não foi o nível de bactérias nas carnes, e sim como elas estão ficando cada vez mais resistentes aos antibióticos usados antes do abate do animal.

O estudo mostrou que em 96 por cento das carnes com o estafilococo, a bactéria era resistente a pelo menos um tipo de antibiótico; 52 por cento eram resistentes a três ou mais tipos.

“As bactérias sempre vão estar lá. Mas a razão pela qual são resistentes está diretamente ligada ao uso de antibióticos na produção animal”, disse Price. A resistência a antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública que enfrentamos hoje.”

O cientista recomendou especial cuidado na manipulação da carne e do frango. “Ao cozinhar você elimina essas bactérias, mas o problema é que quando traz o produto bruto você inevitavelmente contamina a sua cozinha.”

A carne de peru era a mais contaminada por bactérias resistentes a três ou mais antibióticos, seguido pelas carnes de porco, boi e frango.

O estudo foi publicado na sexta-feira pela revista Clinical Infectious Diseases.

(Reportagem adicional de Esha Dey, em Washington)

Multidrug-Resistant Staphylococcus aureus in US Meat and Poultry
Clin Infect Dis. (2011) first published online April 15, 2011 doi:10.1093/cid/cir181

Reportagem da Reuters, no Estadao.com.br

EcoDebate, 19/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Estudo revela excesso de bactérias em carne à venda nos EUA

  • Gostaria que alguém perguntasse ao professor Lance Price do Instituto de Pesquisas Genomicas se foram feitas análises também da presença de contaminantes (dioxinas) nos alimentos comercializados que foram produzidos onde se utilizam agrotóxicos herbicidas e dessecantes ( como estão fazendo aqui no Brasil para limpeza de pastos e cultivos de soia, milho, etc.). Qual o laboratório que poderia realizar estas análises? Como fazer para estabelecer um contato com o pesquisador que foi anos atrás efetuar análises dos terrenos que no Vietnam foram contaminados pelo “Agente Laranja”? Se estou bem lembrado, ele encontrou uma quantidade de dioxinas espantosamente alta apesar do tempo transcorrido. Acredito que valeria a pena que as Autoridades Brasileiras competentes fossem convidar este pesquisador para analisar os solos e águas contaminadas que ainda se encontram na Terra do Meio (Municípios de São Félix do Xingu e Altamira, Estado do Pará). Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF (International Court of the Environment Foundation).

Fechado para comentários.