EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Lição árabe, artigo de artigo de Efraim Rodrigues

[EcoDebate] Os conflitos no Oriente Médio têm vários aspectos ambientais interessantes, mesmo que o tema não esteja na pauta dos manifestantes.

Em primeiro lugar, os conflitos mostram o que as pessoas podem fazer quando querem juntas. Mesmo mantidos sob um regime sangrento e sem acesso à educação, não há o que milhões de pessoas não consigam.

Quinhentas mil pessoas assinando uma petição contra Belo Monte fazem os tomadores de decisão vacilarem, mas um milhão de pessoas na Praça dos Três Poderes derrubariam o presidente se eles assim o quisessem.

Nós ocidentais, estudados e afluentes, estamos tendo uma necessária lição de participação política com aqueles vistos por muitos como fundamentalistas medievais.

O rio no fundo da sua casa cheira mal ? A prefeitura vai cortar a árvore centenária ? Nossos colegas do Oriente Médio agora nos ensinam que vale mais a pena sair às ruas do que reclamar para a mesa do bar. No caso de uma prefeitura, você nem precisa tanta gente. Coloque uma centena de pessoas bravas no gabinete do prefeito e ele resolverá o problema.

A Internet é o meio barato e rápido para juntar pessoas que pensam igual. No tempo em que era necessário anunciar na mídia convencional, era mais complicado porque ela costuma estar nas mãos do governo. Hoje é fácil juntar pessoas que desejam o mesmo (ainda que seja mais difícil encontrar pessoas desejando o que quer que seja).

A segunda lição é sobre o resultado de grandes obras destituídas de significado social, histórico e econômico. Na Líbia, o “Grande Rio Feito pelo Homem” leva água do aqüífero do Sul até Trípoli. Uma obra de 25 bilhões de dólares que apesar de ajudar os moradores de uma capital africana a tomar banho como se estivessem em Manaus, não criou oportunidades de trabalho suficientes para evitar os conflitos, assim como nenhuma das outras faraônicas implementadas por Kaddafi.

E ainda pior, uma vez implantado o conflito, é muito difícil proteger o patrimônio público, ambiental ou histórico. Vide a invasão do Iraque. Não há quem pense no bem comum enquanto a própria pele está em risco.

A lição para o Brasil é obvia. Transposições no São Francisco ou trens bala em São Paulo são lindos mas mudam pouco a vida das pessoas. Um trem normal ligando São Paulo ao Rio não seria algo a ser implementado com custo menor e beneficio quase igual ? Com a sobra, vários outros projetos importantes poderiam ser implementados, como a conexão das capitais do NE.

Ao fim, o que importa são as pessoas. Grandes obras sem significado são lápides políticas para seus criadores e terminam gerando conflitos que ainda ampliam a degradação ambiental.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim{at}efraim.com.br), colunista do EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva

EcoDebate, 10/03/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Lição árabe, artigo de artigo de Efraim Rodrigues

  • Excelente análise. Concordo plenamente com as conclusões referentes ao meio ambiente e os paralelos com a Líbia, muito pertinentes em todos os sentidos devido à simetria ideológica de ambos os casos.

Fechado para comentários.