EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Bullying: quem são suas vítimas e como combatê-lo?

O bullying – atitudes agressivas intencionais e repetitivas, sem motivação aparente, de um ou mais estudantes contra outro(s) – tem se tornado um problema comum em instituições educacionais de todo o mundo. Nos últimos anos, secretarias de Educação de municípios e estados brasileiros vêm adotando leis e outras medidas para prevenir e combater a prática do bullying em nossas escolas, mas esta batalha só pode ser vencida com o trabalho conjunto de gestores, professores, pais e familiares por meio da conscientização de crianças e jovens sobre os perigos dessa prática. A psiquiatra e terapeuta do Serviço de Psicologia Médica do IFF Cecy Abranches explica que atitudes caracterizam o bullying dentro e fora do ambiente escolar e como combatê-las.

Quais as formas mais comuns de bullying e quem são suas principais vítimas?
Cecy Abranches:
O bullying pode ser direto, mais comum entre os meninos, ou indireto, mais adotado pelas meninas. O direto é caracterizado por apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar em suas vítimas, enquanto o indireto acontece por meio de atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação dos desejos. Atualmente, vemos ainda o crescimento do cyberbullying, que é o uso das tecnologias de informação e comunicação (e-mails, celulares, blogs) como recurso para adoção de comportamentos repetitivos e hostis para com o outro. Em geral, seus alvos são crianças ou adolescentes pouco sociáveis, inseguros ou desesperançados quanto à possibilidade de adequação ao grupo, e que, em razão disto, não dispõem de muitos recursos para reagir ou cessar o bullying.

Que efeitos o bullying pode ter sobre aqueles que vivenciam a situação?
Cecy:
O bullying traz consequências negativas imediatas e tardias sobre todos os envolvidos: agressores, vítimas e observadores. Entre as consequências de curto e longo prazo, estão as dificuldades acadêmicas, sociais e emocionais. O simples testemunho de atos de bullying já é suficiente para causar descontentamento, medo, ansiedade e/ou depressão em relação ao ambiente escolar, levando até mesmo à necessidade de troca de escola. Pessoas que foram alvo de bullying na infância são mais propensas a sofrerem de depressão e baixa autoestima quando adultos; os agressores, por sua vez, têm maior risco de apresentarem comportamentos antissociais na vida adulta, passando por problemas como instabilidade no trabalho e nos relacionamentos afetivos.

Como combater o bullying, que parece ser uma manifestação “natural” na infância?
Cecy:
Os programas antibullying devem ver as escolas como sistemas dinâmicos e complexos, desenvolvendo estratégias que levem em conta as características sociais, econômicas e culturais de sua população. O envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos é fundamental para o sucesso de projetos de redução do bullying, que devem abordar suas características e conseqüências e buscar novas formas de relacionamento. Em primeiro lugar, é preciso desnaturalizar essa forma de socialização. Como se trata de um fenômeno complexo e de difícil solução, faz-se necessário um trabalho continuado em todos os momentos da vida escolar, ou seja, uma mudança de mentalidade na escola. Enfatizar as capacidades sociais e a aquisição de competências está entre as estratégias mais eficazes para a prevenção da violência juvenil.

Como a família pode ajudar um membro que é vítima de bullying?
Cecy:
As famílias, tanto dos alvos como dos agressores, devem ser auxiliadas a entender o bullying, conhecendo todas as suas possíveis consequências. É importante contar com a parceria da escola por meio do diálogo com gestores ou professores mais sensíveis ao problema, além de buscar o atendimento profissional na área da saúde mental. Se a família ainda necessitar de ajuda, deve procurar o Conselho Tutelar mais próximo à escola onde ocorre o bullying para que se possa fazer os encaminhamentos de que o caso necessita.

Reportagem de Irene Kalil, da Agência Fiocruz de Notícias, publicada pelo EcoDebate, 07/02/2011

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leiam, também:

Bullying, artigo de Antonio Silvio Hendges

Estudo aponta maior incidência de perseguição e preconceito em escolas com baixo rendimento

Bullying: marcas de violência na escola, artigo de Lídia Weber

Bullying e assédio moral: outros ovos da serpente, artigo de Luís Carlos Lopes

Bullying, ‘afinal eu estou pagando’… artigo de Américo Canhoto

Pesquisa identifica que quase um terço dos estudantes de 5a a 8a série foi agredido no ano passado

Estudo revela como o ‘bullying’ afeta o dia-a-dia dos estudantes nas cinco regiões do Brasil

Pesquisa revela violência escolar

bullying: Violência escolar atinge 1 milhão de crianças a cada dia

Bullying, um crime nas escolas

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Bullying: quem são suas vítimas e como combatê-lo?

  • Maristela Francisco

    29-03-2011, O que eu estou passando Bullying ou depressão

    Depois de exatamente uma semana, que sair de casa por causa de uma discussão com a minha Irmã maldita, depois de tentar um suicídio com carta de despedida. Novamente está mesma maldita, me diz: por que vc não se matou, teria sido bem melhor se você tivesse morrido, porque que vc não se mata agora.
    Estas palavras são muito duras e novamente tenho o mesmo impasse. O que leva uma pessoa odiar a outra, o que a leva querer a morte de outra, a se dizer temente a Deus, sendo uma pessoa evangélica a mais de 5 anos e orar todas as noites.
    Será que é a vergonha da irmã gorda , da irmã que não tem vaidade e nem desejos fútis.
    O que fazer para controlar este meu desejo de desaparecer e não deixar rastro.
    Já não falo com ela, justamente para não me machucar , mais ela insiste em me deixar sempre mal.

    Cara Maristela,

    Compreendemos e nos solidarizamos com o seu sofrimento. Não é nossa área de atuação e/ou especialidade e por isto sugerimos que, usando nossa ferramenta de pesquisa, procure mais informações sobre o bullying/assédio moral.

    De qualquer forma, a melhor e mais eficaz reação do(a) assediado(a) é resistir e, acima de tudo, ter confiança em seu próprio valor e significado. Acredite em você mesma e valorize o que e quem você é.

    Seja forte.

    Atenciosamente,

    Henrique Cortez, coordenador editorial do Portal Ecodebate

Fechado para comentários.