EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Consulta pública sobre hidroclorofluorcarbonetos termina sábado, 15/1

Termina no próximo sábado (15) o prazo para participação na consulta pública sobre o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (sigla para hidroclorofluorcarbonetos, gases que afetam a camada de ozônio). O plano será apresentado ao comitê de monitoramento do Protocolo de Montreal, que regula a redução de emissões de HCFCs em 150 países.

A meta do Brasil, prevista no protocolo, é reduzir em 10% o consumo de HCFCs até 2015. Em 2020, a redução deve chegar a 35% e em 2030, a 97,5%.

Os gases são usados principalmente em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e para refrigeração industrial.

O Brasil não produz HCFCs e a indústria nacional importa os gases. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em 2013, a importação será limitada aos valores comprados 2009/2010 e, em 2040, a indústria deverá que ter eliminado o uso de HCFCs na produção de equipamentos de refrigeração.

Com a apresentação do plano ao comitê internacional, o Brasil espera obter financiamento para as ações nacionais de mitigação dos HCFCs.

A consulta pública pode ser acessada no endereço http://www.mma.gov.br/ozonio

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 11/01/2011

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.