EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Abuso de medicamentos prescritos leva mais pessoas aos hospitais nos EUA

O número de entradas em prontos-socorros resultantes de uso impróprio ou abuso de medicamentos prescritos quase dobrou nos últimos cinco anos, segundo novos dados federais, enquanto o número de entradas resultantes de drogas ilícitas como heroína e cocaína pouco mudou. Reportagem de Abby Goodnough, em The New York Times.

A Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias apontou que ocorreram aproximadamente 1,2 milhão de entradas em prontos-socorros envolvendo medicamentos farmacêuticos em 2009, em comparação a 627 mil em 2004. A agência não incluiu as entradas resultantes de reações adversas aos medicamentos tomados do modo prescrito.

As entradas em prontos-socorros por causa de medicamentos prescritos ultrapassaram as relacionadas a drogas ilícitas por três anos consecutivos, disse R. Gil Kerlikowske, alto conselheiro para políticas de drogas do presidente Barack Obama.

“Eu diria que quando você vê um aumento de 98%”, disse Kerlikowske, “e você pensa no custo envolvido em vidas e famílias, sem contar em dólares, é assustador”.

Em 2010, Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias relatou que o número de pessoas buscando tratamento para vício em analgésicos saltou 400% de 1998 a 2008. E em um número crescente de Estados, as mortes causadas por medicamentos prescritos já ultrapassam as causadas por acidentes de trânsito, com os analgésicos opiáceos como Vicodin, Percocet e OxyContin sendo os principais responsáveis.

Em setembro, a Drug Enforcement Administration (DEA, a agência antinarcóticos dos Estados Unidos) organizou o primeiro programa nacional de devolução de medicamentos prescritos, com milhares de pessoas entregando medicamentos velhos e não utilizados em postos de coleta em todo o país. Apesar do esforço ter coletado apenas uma fração minúscula dos medicamentos viciantes presentes nos lares do país, as autoridades disseram que isso ajudou as pessoas a entenderem quão perigosos esses medicamentos podem ser. Outro dia de coleta está sendo planejado para abril, disse Kerlikowske.

“O mais importante que parece estar ganhando força”, ele disse, “é o reconhecimento de que os medicamentos prescritos guardados nos armários de casa podem ser perigosos. Isso é muito bom”.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Reportagem [Prescription Drugs Abuse Sends More People to Hospital] do New York Times, no UOL Notícias.

EcoDebate, 10/01/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.