EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP-16: ‘Seria estupendo, mas não espero um pacto em Cancún’, entrevista com Connie Hedegaard

Connie Hedegaard, de formação humanística, foi nomeada ministra do Meio Ambiente da Dinamarca em 2004, após exercer o jornalismo durante vários anos. Pertencente ao Partido Popular Conservador, ocupou em seu país as pastas de Cooperação Nórdica e de Clima e Energia. A atual comissária da Ação pelo Clima da União Europeia é uma militante apaixonada pelos assuntos ambientais, mas introduziu uma agenda carregada de realismo e de senso comum. Às vésperas de uma jornada sobre “viver sem carbono” organizada pela rede Atomium, e a duas semanas da Conferência Mundial do Clima de Cancún, Hedegaard analisa o difícil momento da luta contra as mudanças climáticas.

A reportagem é de Andreu Missé, publicada no jornal El País, 17-11-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

No último Conselho Europeu de outubro, a UE concordou em propôr em Cancún a criação de um marco mundial juridicamente vinculante que incorpore as contribuições políticas do acordo de Copenhague de 2009. A senhora acredita que isso é possível após o giro político pelos EUA?

Seria estupendo, mas acho que não conseguiremos um acordo vinculante em Cancún. Vemos que o Senado norte-americano não quis aprovar um avanço nesse campo. Em todo o caso, acho que não teremos uma reunião vazia de conteúdos. Devemos nos concentrar no substancial: alcançar acordos para deter o desmatamento mundial, por exemplo, e também concordar como ajudar os países em desenvolvimento a serem mais resistentes às mudanças climáticas, como podem estabelecer sistemas de aviso e de alarme diante de possíveis acontecimentos, assim como promover as tecnologias para sua adaptação.

Não acredita que a sociedade deveria ser mais levada em consideração?

Uma das minhas mensagens é propôr ideias muito práticas aos cidadãos para que decidam. Se cada família levar em consideração quão grande é a casa em que vive, como se transporta do seu domicílio ao trabalho e lhe são oferecidas informações para reduzir as emissões, por exemplo, em uma tonelada, então pode-se fazer muitas coisas. No fim, as coisas só mudam se as pessoas querem mudar sua mentalidade.

Como o novo orçamento europeu e a nova política irão influenciar sobre a coesão na luta contra as mudanças climáticas?

Queremos que os fundos de coesão sejam à prova das mudanças climáticas. Por exemplo, se a Europa dá dinheiro para construir uma estrada ou uma linha férrea, levaremos muito em conta o conhecimento que tenhamos sobre o possível aumento do nível das águas ou das chuvas. Antes de entregar o dinheiro, analisaremos se os projetos são respeitosos para com o clima.

A outra grande partida do gasto europeu é canalizada para a agricultura. Como a nova política irá afetar esses fundos?

Queremos condicionar os fundos à modernização e à inovação. Há muitas áreas em que os agricultores devem introduzir melhorias para que sua atuação tenha menos impacto no clima, evitar o uso de substâncias perigosas e empregar a energia de forma mais eficiente. Muitos agricultores desejam fazer essas melhorias, mas não lhes é permitido. Devemos ajudá-los.

(Ecodebate, 22/11/2010) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.