EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Grande ‘novidade’ tecnológica, artigo de Maurício Gomide Martins

[EcoDebate] Como é do conhecimento geral, a tecnologia vem avançando tão rápido e com tal apuro que nosso dia-a-dia é feito de surpresas, sofisticações e acréscimo de confortos. Atualmente, graças ao domínio técnico das forças e fenômenos naturais guardados no âmbito do microcosmo, temos à nossa disposição poderes impensados há menos de 50 anos.

Pelas disponibilidades tecnológicas, contamos com recursos e benesses que revolucionaram as próprias regras do meio ambiente para a vida. Não temos mais que despender esforço físico e comprimimos o tempo natural de duas horas para uma fração de segundos. Relativamente, estamos vivendo em média mais de 200 anos, se considerarmos a velocidade alucinante de nossas ações, apoiadas nos avanços tecnológicos que nos dão disponibilidades, alcances no espaço e no tempo, exatidão e presença global.

Hoje, fazemos uma cirurgia sem cortar o corpo; falamos com o filho distante a qualquer hora; vamos a Paris de manhã e voltamos à tarde; não precisamos caminhar nem sair de casa; um simples botão suprime diversos esforços; temos esses aparelhinhos que funcionam como comunicador, livraria, tocador de “música”, batedor de fotos, filmadora, internete, cinema, “piscina”, “campo de futebol”, qualquer coisa enfim.

Pois bem. A tecnologia chegou a tal ponto que, para quem quiser, existem chocalhos para pendurar nos beiços, alfinetes para pregar na língua ou nas orelhas, e outros adereços deformantes, digo, embelezadores. Uma mulher pode entrar feia num salão especializado e sair com o padrão de beleza. É verdade que sairá com seios siliconados, cabelos, unhas, cílios, olhos, sobrancelhas e demais partes artificiais, mas isso são apenas detalhes. O importante é que ela se sentirá bonita, provocante e causadora de inveja nas outras mulheres. São fantásticos os recursos tecnológicos disponíveis para as vontades humanas. É só desejar!

Agora, recentemente, foi lançado o último procedimento modista que se torna de grande valia para os indivíduos que compõem a massa populacional. Trata-se de um pequeno chip que, sem grandes riscos, pode ser implantado no cérebro por meio de uma cirurgia simples. Após dois dias de convalescença, o portador desse importantíssimo aparelho terá à sua disposição uma infinidade de recursos tecnológicos. Dentre esses, citamos como os mais valiosos e importantes:

a)a capacidade de o chip transmitir 24 horas por dia, no cérebro mesmo, todos os programas de televisão, bastando um simples pensamento para mudar de canal;

b)à noite, para dormir, basta pensar em anti-música, e o som perfeito será ouvido enquanto o felizardo dorme;

c)não será preciso o tremendo esforço de pensar ou ler, pois o chip pensará pelo próprio, fornecendo-lhe todas as informações relativas a qualquer assunto;

d)não é necessário obter emprego remunerado, pois as informações sobre como ganhar na bolsa são rigorosamente eficientes, gerando sempre bons resultados financeiros;

e)o sistema, automaticamente, selecionará a moça ou rapaz mais conveniente para o sucesso no casamento, tendo em vista a participação conjunta em projeções de interesse sócio-econômicos, o que redundará em estabilidade virtual do casal.

f)o próprio programa do chip indicará ao implantado todas as informações sobre as melhores opções para consumir tudo o que desejar segundo um cronograma publicitário muito eficiente, elaborado por competentes técnicos da informática.

g)não há necessidade de agenda, pois o beneficiário nunca se esquecerá de nada; o sistema contém uma memória de grande capacidade que o lembrará de tudo o mais, principalmente do que for consumível;

h)o sistema é reversível, sob nova cirurgia para retirada do chip, mas esse procedimento não é recomendável porque o implantado ficará privado da orientação técnica, tomando decisões controversas, auto-destrutivas e incompatíveis com os modernos códigos de conduta coletiva. Ademais, estando incapacitado para uso de sua própria mente, corre grande risco de ser classificado como alienado de toda a sociedade humana.

Com esse avanço tecnológico, fica afastada definitivamente a possibilidade de o consumidor potencial seguir um caminho errático na vida, pois esta estará previamente programada segundo os critérios mais evoluídos dos formadores de mentalidade do emergente mercado psíquico-utilitário.

Espera-se que o Brasil seja um dos campeões na adesão a esse revolucionário e benéfico sistema de implantação cerebral, pois já vem denotando ao mundo sua complacência e entusiasmo com os últimos eventos tecnológicos, tendo uma potencial capacidade de adesão a esse extraordinário avanço.

Por enquanto, o custo de uma cirurgia da espécie é elevado – estimado em R$2.000,00. O governo, contudo, com ajuda dos convênios que já estão sendo encaminhados no FMI e outros órgãos internacionais, prometeu verba equivalente a uma significativa redução daquele preço ou mesmo a gratuidade para a camada do povo brasileiro de baixo poder aquisitivo.

Post-scriptum – Este relato não é verídico mas quase, faltando apenas alguns poucos anos para se tornar inteiramente real. Foi concebido pela projeção da tendência do que já existe por aí.

Maurício Gomide Martins, 82 anos, ambientalista e articulista do EcoDebate, residente em Belo Horizonte(MG), depois de aposentado como auditor do Banco do Brasil, já escreveu três livros. Um de crônicas chamado “Crônicas Ezkizitaz”, onde perfila questões diversas sob uma óptica filosófica. O outro, intitulado “Nas Pegadas da Vida”, é um ensaio que constrói uma conjectura sobre a identidade da Vida. E o último, chamado “Agora ou Nunca Mais”, sob o gênero “romance de tese”, onde aborda a questão ambiental sob uma visão extremamente real e indica o único caminho a seguir para a salvação da humanidade.

EcoDebate, 11/11/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Grande ‘novidade’ tecnológica, artigo de Maurício Gomide Martins

  • É, parece que o “Admirável mundo novo” (Brave new world) já está se materializando e bem mais rápido do que imaginou Aldous Huxley…

    (… Esse Gomide Martins…)

Fechado para comentários.