EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Edição n. 29 da revista Cidadania & Meio Ambiente está disponível para acesso e/ou download

Prezadas(os) Leitoras(es) do EcoDebate e da revista Cidadania & Meio Ambiente

Informamos que a edição n° 29 da revista Cidadania & Meio Ambiente, ISSN 2177-630X, já está disponível para acesso e/ou download na página do Portal EcoDebate.

Capa da edição n° 29
Capa da edição n° 29

Vejam, abaixo, o sumário da edição:

A situação atual dos Ecossistemas Terrestres
Políticas bem direcionadas com foco nas áreas críticas, nas espécies e nos serviços ecossistêmicos podem contribuir para evitar os impactos mais nocivos às sociedades. Veja como é possível atingir esses objetivos.
Por Panorama da Biodiversidade Global 3.

A Lei de Gaia – Os grandes predadores da Mãe Terra
A relação dos humanos com o meio ambiente sempre foi marcada por uma concepção mecanicista da vida e pela apropriação dos recursos naturais. Descubra como o Direito legitimou essas ações predatórias.
Por Ugo Mattei

Não somos donos, mas parte da natureza
Respeitada ativista dos direitos dos mais pobres afirma que o Brasil está na contramão da história no tocante à preservação ambiental. Confira os argumentos que alicerçam tal afirmação.
Entrevista com Marianne Siller

Baleias: moratória da caça
A pressão dos conservacionistas forçou a Comissão Internacional da Baleia a manter a proibição da caça comercial aos cetáceos. Uma vitória contra os países que ameaçam a sobrevivência dos gigantes dos mares.
Por Thiago de Mello Bezerra

Agronegócio, agricultura familiar e política
Especialista analisa o dinâmico panorama rural brasileiro movimentado pelo “confronto e diálogo” entre o agronegócio e a agricultura familiar, e aponta que ao invés de antagônicos, os dois campos são complementares.
Por Raimundo Santos

Energia eólica: o exemplo da Dinamarca
Os dinamarqueses exibem os resultados favoráveis de um desenvolvimento construído há cerca de 30 anos sobre um mix de vontade política, simplificação administrativa e cooperação com suas populações locais.
Por Bertrand d’Armagnac

Alemanha: as lições de um país verde
Na contramão dos países que ainda investem em energia suja – especialmente nuclear –, a previsão é que em 2050 toda a eletricidade produzida no país venha de fontes renováveis, como solar, eólica ou biomassa.
Por Priscila de Martini

Energias ‘verdes’: vítimas da crise em 2009
A despeito da crise econômica, as energias renováveis continuam a ganhar terreno no mundo segundo relatório do Pnuma. Confira a inexorável escalada rumo à sustentabilidade energética do planeta.
Por Bertrand d’Armagnac

Energias renováveis em evidência
O clima, o relevo, a hidrografia e a extensão territorial possibilitam que quase 90% da oferta de energia elétrica do Brasil sejam provenientes de fontes renováveis. A vontade política poderá tornar esse quadro uma realidade.
Por Antonio Silvio Hendges

Modelo predatório: termelétricas, usinas nucleares e desmatamento
O atual crescimento econômico de Pernambuco opta pelo desmatamento e pelas fontes energéticas “sujas”. Uma visão do século passado à contracorrente do desenvolvimento ambientalmente sustentável.
Por Heitor Scalambrini Costa

Florestas urbanas: patrimônio biológico e cultural
Recente mapeamento da cobertura remanescente de Mata Atlântica pela Fundação SOS Mata Atlântica e Inpe mostra que esta vegetação reduz-se a 7% de sua área original no território brasileiro.
Por Rejan R. Guedes-Bruni e Rogério R. de Oliveira

Aquecimento global: mais ninguém duvida
O pesquisador e cientista pivô do escândalo Climategate acaba de voltar ao seu posto após ser inocentado de más práticas pelas comissões que o investigaram. Veja o que ele tem a dizer sobre o aquecimento global.
Entrevista com Phil Jones

As edições da revista, na versão on-line, também estão disponíveis, no formato do Acrobat Reader, para livre acesso ou download gratuito na página da revista no EcoDebate.

Desejamos a todas(os) uma proveitosa leitura.

Um abraço fraterno,

Henrique Cortez
coordenador editorial do Portal EcoDebate

Fechado para comentários.