EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A variável ambiental no planejamento, artigo de Antonio Silvio Hendges

[EcoDebate] As preocupações com os impactos ambientais resultantes das ações humanas são recentes e muito ainda necessita ser realizado para se alcançar um modelo de desenvolvimento social, ambiental e econômico sustentável. Neste sentido, o país, estados e principalmente os municípios tem papéis fundamentais na preservação da qualidade de vida, recursos naturais e controle das fontes geradoras de impactos significativos sobre a saúde da população e dos ecossistemas locais.

Os municípios, pela proximidade com os problemas e impactos são os principais afetados pelo mau uso dos ambientes e recursos naturais, mas também apresentam condições de administrarem os conflitos e interesses de maneira a construir alternativas que garantam a participação popular e a gestão adequada dos interesses públicos e comunitários.

Gestão ambiental é a administração das atividades econômicas e sociais utilizando de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. Utiliza práticas que garantam a preservação/conservação da biodiversidade, reciclagem de matérias primas, redução dos impactos das atividades humanas, avaliação e antecipação dos riscos de empreendimentos econômicos, recuperação de áreas degradadas e técnicas de manejo sustentável dos recursos naturais disponíveis. Quando bem planejada e aplicada adequadamente, a gestão ambiental pode diminuir os custos diretos e indiretos das gestões públicas ou empresariais, melhorando a qualidade de vida das populações locais e contribuindo para o desenvolvimento integrado dos municípios, regiões e empresas.

A introdução das variáveis ambientais nos planejamentos privados e públicos permite que os custos diretos com matérias primas, energias, água e outros insumos indispensáveis sejam racionalizados através da diminuição de desperdícios, reciclagem e projetos de conservação energética e de recursos hídricos, prevenindo à formação de passivos ambientais que podem originar custos indiretos como a recuperação de danos ambientais, indenizações, problemas de saúde com trabalhadores e populações próximas ou nas áreas de influência das atividades.

A gestão ambiental é um processo multidimenssional, multidisciplinar e inter relacionado que procura a melhoria contínua do desempenho adequado e sustentável dos agentes econômicos e públicos, sendo indispensável a participação da sociedade, administrações estatais, empresários, trabalhadores, ONGs e comunidade científica, assegurando-se a avaliação constante e a adequação das leis e metodologias sempre que for indispensável para a garantia dos direitos coletivos ao “meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida” (Constituição Federal, artigo 225).

Antonio Silvio Hendges, articulista do EcoDebate, é Professor de biologia e agente educacional no RS. Email: as.hendges{at}gmail.com

EcoDebate, 22/10/2010



[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.