EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Ambiente por Inteiro: Preste atenção, artigo de Efraim Rodrigues

[EcoDebate] O ambientalismo brasileiro está exultando com os 19.636.359 votos de Marina Silva, mas é só porque não prestamos atenção.

Os quase 20 % de “votos verdes” obtidos implicariam que uma de cada cinco pessoas que você conheça colocariam o ambiente à frente de justiça social (Dilma) e saúde (Serra).

Os locais onde ela teve mais votos mostram a tendência real. Brasília não elegeu um único deputado do PV. Na cidade de Florianópolis onde ela fez um honroso segundo lugar também o PV não fez deputado federal ou estadual. O candidato a deputado do PV mais votado em Florianópolis conseguiu míseros 982 votos entre quase 315 mil. Somados a mais outros gatos pingados, os candidatos do PV fizeram algo como 1% dos votos. Este é o tamanho da onda verde.

Os eleitores de Florianópolis e Brasília podem não ser ambientalistas mas prestam mais atenção que a média. Votaram contra a pirataria (Dilma) e a privataria (Serra) porque têm mais memória e lêem mais.

A candidata é muito lúcida de repetir que os votos não são seus. Os votos de Barbalho, Roriz, Maluf e Curi têm dono porque são votos da troca de favores e do interesse individual. Voto de protesto não tem dono.

Talvez seria então a onda verde a eleição dos candidatos vegetais Tiririca e Mulher-Pera ?

A única onda verde desta eleição foi o tsunami dos mares de soja do Centro Sul para a banda de Serra. Verdadeira ingratidão com o PT que disponibilizou até um comunista de estimação (Aldo Rebelo) para destruir o código florestal e tentar atrair o voto dos fazendeiros.

O mesmo Aldo Rebelo antes da eleição foi ao Pontal do Paranapanema cavar uns votinhos dizendo para os pequenos agricultores soltarem o gado nas Reservas Legais. Se o nobre deputado prestasse atenção, se perguntaria porque a Reserva está verde e o capim tão seco e talvez sugerisse um dos muitos métodos agrícolas adaptados àquela realidade.

Onda verde é deputado federal estimulando proprietário rural cometer crime ambiental ?

Cito o professor FHC (não o presidente !) Não somos conservadores, somos atrasados mesmo. Somos pouco educados e não prestamos atenção.

E lembrando FHC, ele perdeu a eleição para prefeito de São Paulo em 1985 porque gaguejou sobre a existência de Deus. Político que não acredita em deus nasceu morto. Os ateus são muito mais compreensivos com a necessidade de acreditar em deus do religiosos, que os religiosos são com as provas cabais da inexistência de deus.

O ambientalismo de Marina é 19.636.359 vezes menos importante que sua religião evangélica e sua posição clara e histórica contra o aborto.

Aos candidatos à presidência, visivelmente estafados, recomendo que não briguem pelos votos verdes, eles não existem.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva

EcoDebate, 14/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.