EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relação sexual desprotegida com suspeita de contato com vírus HIV dá direito a coquetel antiaids

Quem mantiver relação sexual sem camisinha e suspeitar que o parceiro possa ter o vírus da aids poderá tomar antirretrovirais na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma das recomendações de um documento do Ministério da Saúde para orientar médicos e profissionais de saúde em casos de risco de infecção pelo vírus HIV.

De acordo com documento lançado pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, a aplicação dos medicamentos antiaids é um procedimento para situações excepcionais, como, por exemplo, quando a camisinha se rompe durante a relação sexual ou o parceiro não sabe se tem a doença.

[Leia na íntegra]O pós-coquetel antiaids já é usado nos casos de violência sexual. A pessoa deve procurar os serviços de Atendimento Especializado (SAE) ou a emergência para receber os remédios, até 72 horas após a relação sexual. O paciente deverá passar pelo teste de aids 30 dias depois do ocorrido.

O documento traz ainda orientações para os médicos lidarem com um casal soropositivo ou no caso de um dos parceiros ser portador da doença e o casal querer ter filhos. De 2008 a 2009, 6 mil mulheres com aids ficaram grávidas no Brasil. O objetivo é adotar medidas para reduzir o risco de infecção do outro parceiro e a transmissão do vírus de mãe para filho. O casal pode optar pelo método natural ou inseminação artificial.

Reportagem de Carolina Pimentel, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 07/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.