EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Embrapa e UFRB abrem seleção para mestrado em recursos genéticos vegetais

“Conservação e manejo de recursos genéticos vegetais” e “Melhoramento e biotecnologia vegetal” são as duas opções de linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (mestrado), realizado em Cruz das Almas (BA) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As inscrições para o processo seletivo, que tem oito vagas disponíveis, vão até o dia 5 de novembro. Podem se inscrever candidatos graduados em ciências biológicas, agrárias ou áreas afins. As aulas terão início em março de 2011.

[Leia na íntegra]“Ao final do curso, o aluno terá obtido conhecimentos teóricos e práticos sobre a complexidade da diversidade genética dos biomas da região Nordeste, seu manejo, conservação e utilização, visando o uso racional e preservação do germoplasma”, explica Fernanda Vidigal Duarte Souza, pesquisadora da Embrapa e uma das coordenadoras do programa criado em 2008.

O mestrado é realizado sob a modalidade de associação ampla, que reúne uma ou mais instituições de ensino e pesquisa. “Isso se deve a um relacionamento antigo entre as duas instituições e ao trabalho forte e consistente na área de recursos genéticos vegetais da Embrapa Mandioca e Fruticultura”, afirma Fernanda Souza.

Participam onze professores orientadores, sendo cinco da UFRB (Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa, Clovis Pereira Peixoto, Deoclides Ricardo de Souza, Simone Alves Silva e Lidyanne Yuriko Saleme Aona) e seis da Embrapa (Claudia Ferreira Fortes, Éder Jorge Oliveira, Edson Perito Amorim, Janay Almeida dos Santos-Serejo e Jorge Loyola Dantas, além de Fernanda). São professores colaboradores Alberto Duarte Vilarinhos (Embrapa) e Roberto Romão (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Pesquisa

A linha de pesquisa “Conservação e manejo de recursos genéticos vegetais” tem como objetivo estudar, entre outros assuntos, técnicas de prospecção, coleta, caracterização e conservação de germoplasma e estabelecer métodos eficientes de propagação de plantas e a ecologia de espécies arbóreas de interesse ambiental e econômico.

Já na linha de pesquisa “Melhoramento e biotecnologia vegetal”, destacam-se análise da organização da variabilidade e estrutura genética, seleção e melhoramento de genótipos superiores com o auxílio de técnicas clássicas e biotecnológicas, ações de pré-melhoramento, entendimento das bases genéticas de caracteres de interesse agronômico, assim como o estudo de métodos de melhoramento para a captura e fixação de ganhos genéticos.

As normas do processo seletivo, o formulário de inscrição e a proposta de trabalho que o candidato deverá apresentar estão disponíveis em http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=curso_mestrado.php&menu=9 e www.ufrb.edu.br/pgrecvegetais/

Colaboração da Jornalista Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura, para o EcoDebate, 01/10/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Fechado para comentários.