EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Para o Tiririca saber, artigo de Aroldo Cangussu

[EcoDebate] Segundo as pesquisas para as eleições de deputado federal de São Paulo, o palhaço Tiririca está cotado para ser o mais votado não só do Estado como do Brasil inteiro, repetindo o fenômeno Enéas Carneiro que teve um milhão e meio de votos. O slogan de campanha dele é ”Pior do que está não fica, vote em Tiririca”. Ele também disse que não sabe o que faz um deputado federal e pede para votar nele que depois ele conta.

Pois bem, como o palhaço, a realidade é que muita gente não sabe o que fazem os deputados e senadores e muitos os acham desnecessários. Vamos aqui esclarecer um pouco as funções dos nossos nobres parlamentares.

[Leia na íntegra]O senador representa o seu Estado de origem e cada Estado e o Distrito Federal tem três representantes na casa, portanto a bancada de senadores soma oitenta e um. Cabe ao senador o seguinte:
– Elabora e modifica leis;
– Fiscaliza os atos do Poder Executivo;
– Processa e julga o presidente e o vice-presidente, os ministros e outras autoridades;
– Aprova indicações para cargos do governo.

Agora as funções de um deputado federal, que são 513 no total da Câmara, em número proporcional à população de cada Estado:
– Representa o povo brasileiro;
– Elabora e modifica leis;
– Fiscaliza o Orçamento da União;
– Autoriza a instauração de processos contra o presidente da República, o vice e os ministros;
– Convoca plebiscitos para discussão de temas de interesse nacional.

Na Câmara de Deputados existem as funções de Presidente da Câmara que define a pauta de projetos a serem votados e é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, logo depois do Vice-Presidente. Há também o Líder de Partido que representa sua bancada nas discussões antes das votações. Por fim, tem a figura do Líder do Governo que é escolhido pelo Presidente da República, sendo a voz do governo no Legislativo.

Não espero que o palhaço Tiririca aprenda isso tudo, pois acho que deve estar acima das suas possibilidades, mas talvez com o aperfeiçoamento da nossa democracia o povo, sim, possa absorver.

* Aroldo Cangussu é engenheiro, ex-secretário municipal de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 29/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

6 thoughts on “Para o Tiririca saber, artigo de Aroldo Cangussu

  • O Tiririca poderá sim aprender tudo com relação a função de deputado federal, assim como todos que estão lá aprendem. O problema, na minha opinião é que não vivemos numa democracia plena, ou seja, os deputados devem fidelidade aos seus partidos e nessa circusntância sempre atende as orientações do seus líderes. Importante ressaltar sobre a base aliada, onde o governo consegue a maioria tanto na câmara quanto no senado. Por exemplo, policiais militares, civis e bombeiros militares aguardam ansiosamente a equiparação salarial com os profissionais de Brasília. Infelizmente, o líder do governo na câmara cria obstáculos e dessa forma vai adiando ou modificando aquilo que inicialmente havia sido proposto. Enquanto isso e a custo da vida, a violência e criminalidade aflora de forma isonômica por esse Brasil afora. No congresso nacional, os profissionais de segurança pública ficam a margem da consciência de deputados e senadores – na esfera estadual ficam a mercê da piedade dos governadores e daqueles que compõem as assembléias legislativas. No Brasil, o solo fértil dos poderes executivo e legislativo faz germinar irregularidades; isso deixa demonstrado que não há fiscalização de ninguém. Na hipótese de um comparativo com a agricultura poderíamos dizer que as pragas agem sem nenhum controle de quem de direito. No dia 3 de outubro haverá mais uma eleição, onde a maioria dos brasileiros escolherá representante, na verdade essa escolha jamais foi tão difícil, haja vista o comparativo supra citado.

  • Rachel Calderaro

    Para os que ainda não sabem: o “fenômeno Tiririca” é muito bem pensado! Reflitamos: a coligação do PT em São Paulo é formada por dez partidos: PT, PDT, PCdoB, PR, PRB, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PTN. O Tiririca é do PR. Portanto, na onda dele, podem ser eleitos João Paulo Cunha (confessou envolvimento no mensalão) e Genoino (que não confessou mas não há como negar).

  • Qual a diferença entre votar no Tiririca ou no Netinho, Maluf, Paulo Cunha, Jader Barbalho, Michel Temer, etc? O Tiririca representa o sentimento de uma população que cansou de ser desrrespeitada e ser tratada como “palhaço” e está dando o troco. É o/a eleitor/a dizendo “pior do que está não fica” Este congresso que está ai e a forma como se faz política hoje em nosso país não merecem um pingo de respeito, além do mais o Everardo tem direito sim de se candidatar e de ser votado. espero que ele atinja a marca de 5 milhões de votos. Antes ele do que 5 milhões de votos no Maluf.
    Saudações

  • Ronaldo Ritter

    O grande problema é que não existe quem processe e julgue os senadores e deputados.É necessário tantos Deputados Federais? É necessário ter um Senado? Quanto dinheiro a nação economizaria com isto? É interessante pensar nisso.

  • Edgard Giglio Moreno

    Srs. Um complemento ao que o Sr. Aroldo disse e resposta ao Sr. Ronaldo.
    Nosso congresso é bicameral, composto pela Câmara dos Deputados Federais e Pelo Senado, onde na Cãmara as quantidades de Deputados variam proporcionalmente ao número de cidadãos de um estado. No Senado são 3 por estado, estes validam ou não o que os Deputados aprovaram, dando assim uma igualdade de peso aos estados, caso contrário prevaleceria sempre a vontade dos estados que mais representantes tem na Cãmara.

  • Entre os que sabem o que os políticos devem fazer e os que não sabem – me inclúo nestes – pq eles não fazem o que devem. Expressar minha indignação ‘a esses políticos e pontuá-los pelos seus feitos, corro risco de ser preso por calúnia e difamação.

Fechado para comentários.