EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Combate às queimadas ilegais: Ibama aplica mais de 65 milhões de reais em multas no sul e sudeste do Pará

Queimada, em foto de arquivo Ibama
Queimada, em foto de arquivo Ibama

Desde 19 de agosto de 2010, encontra-se em ação a operação Hefestos, que tem por objetivo o combate às queimadas ilegais nas regiões sul e sudeste do Estado do Pará.

A área de atuação da operação Hefestos abrange os municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Xinguara, Bannach, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Felix do Xingu.

Além das queimadas ilegais, a operação Hefestos também tem combatido o transporte ilegal de lenha bem como a exploração e a extração de madeira em áreas já queimadas previamente, visando a abastecer o comércio local. Foram autuadas várias empresas e demais organizações envolvidas nos ilícitos ambientais. As investigações continuam para identificação de fornecedores e receptores de produtos florestais de origem ilegal para fins de atuações e demais providências.

A operação já contabiliza 53 autos de infração lavrados, totalizando R$ 65,9 milhões em multas aplicadas, 31 termos de embargo, correspondentes a 13.709,985 hectares em áreas embargadas, bem como apreensão de quatro motosserras, três tratores, sete caminhões, 106,646 estéril de lenha proveniente de áreas queimadas ilegalmente, 501,639 m³ de madeira em tora e 143,514 m³ de madeira serrada e destruição de 15 fornos para produção de carvão.

A presença da equipe de fiscalização da operação tem surtido efeito pedagógico positivo e já conta com apoio da população e de órgãos municipais de meio ambiente, o que promove maior eficácia das ações fiscalizatórias. Hefestos é uma referência ao deus grego do fogo.

Fonte: Ibama Marabá/PA

EcoDebate, 17/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.