EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo vai ampliar monitoramento de resíduos tóxicos em produtos de origem vegetal

veneno

O Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa) vai ampliar o monitoramento sobre a qualidade dos produtos de origem vegetal em relação aos níveis de resíduos agrotóxicos. Na safra 2010/2011 foram incluídos seis novos produtos que serão submetidos à análise: alho, soja, laranja, pimentão, feijão e café. A ação foi oficializada por meio da Instrução Normativa 21, publicada ontem (9) no Diário Oficial da União.

O monitoramento faz parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal, que inclui 25 culturas entre grãos, frutas, oleaginosas e hortaliças: abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta do reino, tomate, trigo e uva, além das recém incluídas.

De acordo com o Serviço de Controle de Resíduos da Área Vegetal do Mapa, o programa coleta 1.525 amostras de alimentos nacionais e importados como o trigo, por exemplo. Este cereal é o principal produto agrícola importado pelo Brasil e responde por quase metade da necessidade interna. O número de amostras coletadas de produtos importados depende do volume adquirido pelo Brasil.

Os alimentos produzidos no país são coletados em estabelecimentos beneficiadores e em centrais de abastecimento, principalmente na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo. Já as amostras de produtos importados são coletadas nas aduanas.

Reportagem de Christina Machado, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 10/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.