EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

‘Nossa Fazenda Política’: Quem ‘tá na roça’? artigo de Alexandre Passos

urna

[EcoDebate] A minha intenção é fazer uma relação entre as regras existentes num Reality Show da televisão brasileira, que já teve duas edições e foi exibido diariamente em rede nacional com o atual cenário da política praticada no Brasil.

No programa, os competidores ficam confinados em um contexto que representa uma fazenda. Todos que ali estão buscam o grande prêmio de um milhão de reais, e de quebra, podem ganhar alguns belos presentes, além de mídia espontânea, a seu favor ou não, com um poder de alcance gigantesco.

Porém, para que isso ocorra, os competidores têm que enfrentar, exceto as festas temáticas fantásticas, um programa recheado com regras e principalmente pela falta de contato com o mundo exterior.

Trata-se do “Tá na roça”. Toda semana, três participantes são colocados à prova para julgamento e posterior eliminação por meio da votação dos telespectadores, que levam em conta suas atitudes e comportamentos. Exceto o competidor que ali está por ter perdido uma das provas do jogo, os demais chegam até lá pelo voto dos próprios confinados, que também utilizam os mesmos critérios de escolha feita pelo público.

Na “Nossa Fazenda Política” temos os mesmos fazendeiros, peões, festas temáticas fantásticas e regras. Só que aqui, ainda existem os coronéis, donos de fundações, de castelos, de fazendas, de ilhas e de meios de comunicação de massa, como jornais, emissoras de rádio e televisão. Temos viagens e compras pagas com cartões corporativos. Atos, contas e votações secretas. E para matar a fome, deles é claro, pizza a moda da casa: com bastante corporativismo e generosas fatias de arquivamentos.

A minha sugestão é que façamos igual ao programa. Temos que acompanhar, analisar, julgar, e se for o caso, eliminar nas eleições, um por um os coronéis, fazendeiros e peões através do nosso voto. É ele que faz a diferença e determina quem “Tá na roça” no nosso “Reality Life”.

Alexandre Passos é Publicitário – amcpassos{at}hotmail.com

EcoDebate, 08/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.