EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Embrapa realiza workshop sobre arranjos agroflorestais em Paramarim (BA)

Arranjos agroflorestais para a bacia do Paramirim: bases para fortalecimento da agricultura familiar” é o nome do workshop que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nos dias 8 e 9 de setembro no Centro Cultural Nabor Caires de Brito, em Paramirim (BA).

O evento vai reunir agricultores, técnicos, professores e pesquisadores para apresentar e discutir as ações em andamento do projeto “Transferência de tecnologias em sistemas agroflorestais (SAFs) para agricultura familiar em dois territórios de identidade, no Estado da Bahia”, liderado pelo pesquisador Antonio Souza do Nascimento e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Palestras, mesas-redondas e debates do workshop serão promovidos por analistas e pesquisadores da Embrapa Semiárido e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Apoiam o evento a Associação das Famílias Agrícolas de Paramirim (Afapa) e Nimbahia Produtos e Serviços Agroflorestais.

Agricultura familiar
Segundo o pesquisador Antonio Nascimento, o sistema agroflorestal é interessante para a agricultura familiar devido às suas características econômicas e ambientais. “Por unir as culturas agrícolas às florestais, o SAF permite colheitas desde o primeiro ano de implantação, de forma que o produtor obtenha rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo”, explica.

Com isso, o agricultor tem, em diferentes épocas do ano, um maior número de produtos disponíveis para a comercialização, podendo incrementar a renda e aproveitar melhor a mão-de-obra familiar. Outra vantagem é que, aliada a uma menor dependência de insumos externos, a utilização sustentável dos recursos naturais resulta em maior segurança alimentar e economia, tanto para os agricultores como para os consumidores.

O projeto
O projeto tem como objetivo transferir tecnologias apropriadas para a agricultura familiar, utilizando frutíferas arbóreas, nim indiano (Azadiracta indica), culturas alimentares e forrageiras, em SAFs nos territórios do Recôncavo Baiano e da Bacia do Paramirim.

Todos os sistemas sugeridos pelo projeto de pesquisa têm o nim como componente arbóreo, escolhido por ser uma árvore reconhecidamente valiosa Sua madeira é imune a cupins, dura, relativamente pesada e utilizada na confecção de carretas, ferramentas e implementos agrícolas, postes para cerca, casas e móveis.

Território do Paramirim
Situado na região Sudoeste da Bahia, o Território Bacia do Paramirim abrange nove municípios: Macaúbas, Boquira, Paramirim, Ibipitanga, Rio do Pires, Tanque Novo, Botuporã, Caturama e Érico Cardoso. Sua vegetação é predominante de caatinga.

As pequenas propriedades na Bacia do Paramirim caracterizam-se pela produção de culturas alimentares e forrageiras (milho, feijão, mandioca, sorgo e palma), pecuária bovina e de pequenos animais.

Até meados dos anos 80, sua economia era baseada na cultura do algodoeiro mas, com a introdução da praga do bicudo, a cotonicultura deixou de ser competitiva e várias usinas de beneficiamento foram fechadas, resultando na desestruturação do setor agrícola regional.

Colaboração de Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, para o EcoDebate, 03/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.