EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Com quase metade da área original devastada, Cerrado precisa de unidades de conservação, diz IBGE

Com quase metade da área original devastada, Cerrado precisa de unidades de conservação, diz IBGE

O Cerrado, que ocupa lugar de destaque na produção de grãos no país, perde cada vez mais em biodiversidade com o avanço do desmatamento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem (1º). Segundo o documento, 85 mil quilômetros quadrados (km²) de cobertura nativa do Cerrado (cerca de 4,1% do atual 1.052 milhão de km²), foram destruídos entre 2002 e 2008, de acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente.

Com 48,3% de toda a área original de Cerrado já derrubada, pesquisa Indicadores de Desenvolvimentos Sustentável (IDS) 2010 chama atenção para o ritmo do desmatamento do bioma e sugere medidas urgentes, como a criação de unidades de conservação em áreas de fronteira agrícola.

“Especial atenção e medidas de proteção e controle se fazem necessárias”, informa o texto, ao destacar a necessidade de salvar “aquela que é considerada a savana mais biodiversa do mundo”, e que registra taxas de desflorestamento mais altas que as da Amazônia – onde a área desmatada é de 14,6% e o desflorestamento caiu cerca de 40% entre 2002 e 2008.

O Cerrado se destaca não só pela diversidade de espécies de flora e fauna, mas sobretudo pela produção agrícola. A Região Centro-Oeste, onde está localizada a maior parte do bioma, deve produzir 51 milhões de toneladas de grãos na safra 2009/2010, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com 28 milhões de toneladas de grãos colhidos na safra 2008/2009, a maior produção do Centro-Oeste, o Mato Grosso foi o estado com maior área de Cerrado desmatada entre 2002 e 2008: 17,5 mil km², seguido do Tocantins (12,1 mil km²).

Segundo a pesquisa, a expansão para estados do Norte e Nordeste no período, acompanha a extensão de atividades agropastoris, que eram mais comuns no Cerrado vindo do Sul e Sudeste.

Reportagem de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 02/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

2 thoughts on “Com quase metade da área original devastada, Cerrado precisa de unidades de conservação, diz IBGE

  • Flavia Guimaraes

    O cerrado não vai aguentar a especulação imobiliaria!Nós, da Associação Comunitaria do Park Way fomos informados de que a Terracap pretende desmatar, desmembrar, e parcelar 15 hectares situados na entrada do Park Way, na via do aeroporto, para a construção de uma segunda Cidade do Automovel ou um segundo SIA.

    A Terracap está comendo as areas verdes de Brasilia pelas bordas , está de olho gordo em todas as areas verdes e é uma das responsaveis pela especulação imobiliaria desenfreada que não respeita o meio ambiente e visa apenas o lucro imediato!
    Gostaria que essa mensagem fosse transimitiada a todos os membros desse site de preservação ecologica para que nos unamos contra a Terracap!

    Associação Comunitaria do Park Way

  • Durante esses 8 anos de governo Lula, teremos um saldo de mais da metade do cerrado brasileiro devastado, além dos maiores recordes na queima e destruição de nossas florestas.
    Devastação ocorrendo em reservas da União, território indígena (União), assentamentos (Incra), e terras griladas ou ‘compradas’ por grupos poderosos locais e internacionais, como nunca antes neste país…

Fechado para comentários.