EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas sugerem que IPCC inclua sociedade civil no processo de avaliação do clima

Um grupo de 194 especialistas de várias partes do mundo recomendou ontem (30) que a Organização das Nações Unidas (ONU) reestruture o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês). Para os especialistas, é fundamental criar uma comissão externa formada por pessoas da sociedade civil que lidam diretamente com as questões relativas ao clima. Segundo eles, a iniciativa vai evitar erros em julgamentos e eventuais conflitos de interesses.

As informações são da ONU. Em entrevista à imprensa, em Nova York, nos Estados Unidos, os especialistas defenderam as modificações no IPCC. Os pesquisadores são membros de várias academias de ciências do mundo e atuam sob a coordenação do professor norte-americano Harold Shapiro, na revisão das conclusões do quarto relatório do IPCC, divulgado em 2007.

“Nossas recomendações se destinam a auxiliar o painel [o IPCC] a gerenciar o complexo processo de avaliação do clima, que está sempre sob um rigoroso julgamento do público”, disse Shapiro. Há cinco meses, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos especialistas uma investigação independente em decorrência de erros que surgiram no quarto relatório.

Ban Ki-moon elogiou hoje a avaliação independente elaborada pelo Conselho InterAcademias. Em um comunicado, ele agradeceu o trabalho sobre a análise das práticas e procedimentos do IPCC. Segundo ele, em decorrência da gravidade das alterações climáticas, é essencial que o mundo busque estudos cada vez mais eficientes, objetivos, responsáveis e transparentes sobre o assunto.

De acordo com o secretário-geral da ONU, as recomendações sugeridas pelos especialistas são “medidas adequadas” para combater as alterações climáticas. Ele acrescentou ainda que os estudos científicos sobre as mudanças do clima continuam firmes e reiterou o seu apoio às conclusões do quarto relatório do IPCC, também apoiado pelos profissionais de todo o mundo.

O IPCC foi instituído pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com o objetivo de analisar dados científicos, técnicos e socieconômicos relativos à mudança climática e seus efeitos. As informações se dividem em temas, como atmosfera, dados físicos, o aquecimento planetário, furacões, consequências sobre os ecossistemas e o plantio.

Reportagem de Renata Giraldi, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.