EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Saiba mais: Poluição visual, artigo de Roberto Naime

poluição visual em Tóquio

[EcoDebate] A poluição visual pode ser conceituada como a exposição dos sentidos visuais do indivíduo a uma demanda de atenção que prejudique a visão e a sensibilidade, influenciando o raciocínio e impondo uma hegemonia física do ato de olhar sobre a necessidade psicológica de refletir.

Esta é uma das formas de poluição que podem se tornar muito agressivas, mas certamente recebe pouca atenção das instituições responsáveis pelo controle ambiental. É fácil de entender, você não vai pegar um fiscal ambiental, que como o governador Blairo Maggi já deixou claro em entrevista na Europa chega atrasado num desmatamento e deslocar este fiscal e uma viatura e recursos para cuidar de poluição visual.

Tem ficado muito claro em nossas reflexões que o problema da questão ambiental é de prioridades. Já se disse claramente aqui, que no meio do caos aeroportuário, onde a gente só pensa em entrar e sair vivo, que ninguém vai entrar num aereoporto pensando em sistema de gestão ambiental. Ao contrário do resto do mundo, onde a infra-estrutura está resolvida e se pensa na gestão ambiental.

O problema da poluição visual preocupa, mas é relegado a segundo plano, talvez por que suas consequências são mais psicológicas do que materiais. A cidade de São Paulo, aparentemente na impossibilidade de fiscalizar adequadamente a atividade, criou uma legislação totalmente restritiva, proibindo a publicidade visual. Anúncios estarão permitidos apenas no chamado mobiliário urbano (pontos de ônibus, bancas de revistas, relógios, lixeiras…).

Acredita-se que a lei contenha vícios de inconstitucionalidade, e restringir totalmente a atividade não parece ser a solução, pois existe toda uma máquina de geração de emprego e renda por trás desta atividade, como também em qualquer outra cadeia econômica.

A lei 6.938/81 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente tem sido acatada como disposição legal sobre o tema, pois não existem resoluções específicas do CONAMA sobre o tema.

A poluição visual degrada os centros urbanos pela falta de harmonia com a grande maioria dos contextos onde esta inserida, e pela não coerência dos anúncios, logotipos e propagandas. Estes apelos visuais concorrem e as vezes causam “stress” na atenção das pessoas, com um impacto negativo que ainda não é bem mensurado.

O indíviduo acaba tendo sua cidadania afetada , pois ele é um agente que atua diretamente na dinâmica da cidade, e passa a ser passivo em relação aos agentes visuais. A pessoa se transforma num espectador fascinado ou num consumidor sem capacidade crítica, ambos envolvidos na efemeridade causada pelos fenômenos de massa.

A exagerada profusão de estimulações visuais parece ser uma característica das culturas de massa pós-modernas. A primeira imagem que nos vem à lembrança é de Las Vegas e seu exagerado apelo visual. Certas cidades quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência, começam determinando restrições à poluição visual. Isto não deve ser por acaso.

Roberto Naime, Professor no Programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental, Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo – RS, é colunista do EcoDebate.

EcoDebate, 10/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.