EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Movimentos sociais protestam contra Belo Monte em Belém

Movimentos sociais protestam contra Belo Monte em Belém

Concomitantemente ao evento em Altamira, cerca de 30 pessoas do Comitê Metropolitano do Xingu Vivo para Sempre, Via Campesina e de outros movimentos sociais realizaram ontem (11) um protesto contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. O grupo saiu em passeata da praça da República em direção a Secretaria de Estadio de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (Sedect).

Com diversas faixas, eles protestaram contra a obra e reivindicaram a paralização imediata do projeto. Eles endossam as falas sobre os diversos problemas sócio-ambientais, culturais, econômicos e políticos que Belo Monte trará para os povos da região de Altamira.


Eles ainda repudiaram o envio de tropas do Exército, pelo governo brasileiro, para a Volta Grande do Xingu, bem como denunciaram o modelo de produção de energia e desenvolvimento adotado pelo Brasil. Modelo que traz miséria e desastres ambientais.

O grupo ainda reivindicava uma audiência pública com o secretário da Sedect para falar sobre o desrespeito com que a questão tem sido tratada pelo Estado e pelo governo local, mas foram atendidos pelo secretario adjunto João Weyl Costa.

Os integrantes do protesto ainda protocolaram um documento para o secretário da pasta, Maurílio Monteiro, como forma de solidariedade aos povos de Altamira e declarando total apoio ao acampamento em Defea do Xingu, contra Belo Monte, que acontece desde segunda-feira (9) e será encerrado hoje (12) com um ato público pelas ruas da cidade.

Informe do Conselho Indigenista Missionário, publicado pelo EcoDebate, 12/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.