EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama/MG treina brigadas contra incêndios e queimadas

quimada
Queimada, em foto de arquivo

A Superintendência do IBAMA/MG, através do Chefe do Escritório Regional de Montes Claros Berilo Prates Maia Filho, tem dado todo o apoio necessário ao PREVFOGO/IBAMA para a implementação de brigadas de combate a incêndios em parceria com diversos municípios mineiros. Os primeiros cursos neste ano para a formação de brigadistas acontecerá nos municípios de Itacarambi e São João das Missões, de 09 a 13 de agosto e nos municípios de Chapada Gaúcha e Januária, de 16 a 20 deste mês.

Cada brigada será composta de 15 integrantes, sendo 01 Chefe de Brigada, 02 Chefes de Esquadrão e 12 Brigadistas. O contrato será de três meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a demanda do PREVFOGO/IBAMA. Os cursos tem duração de 40 horas.


Nesta fase os participantes terão a oportunidade de conhecer o programa de combate a incêndios, sendo capacitados quanto a conscientização da população local sobre as conseqüências dos problemas decorrentes de incêndios e queimadas na região, difundir informações sobre alternativas ao uso do fogo, estabelecer rotina de rondas, com finalidade de inibir o início de queimadas ilegais e/ou sem precauções mínimas, promover atividades que visem à recuperação de áreas degradadas, prover combate em incêndios florestais que atinjam áreas de vegetação nativa, orientar proprietários rurais durante incêndios em áreas privadas e suprir o Sistema de Informações sobre Incêndios Florestais – Sisfogo, de dados sobre ocorrências na área de atuação das brigadas.

São Francisco
Os municípios escolhidos estão situados no Norte de Minas e na margem esquerda do rio São Francisco. A seleção das cidades se baseou principalmente na contagem e espacialização de focos de calor detectados por satélites – assim como em anos anteriores. Foram utilizados os dados de focos de calor entre 2005 e 2009 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE em sua plataforma online (http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas).

Além disso, esta é a região do Estado mais preservada, tendo grande relevância ambiental pela sua exuberância de flora e fauna e importantes veredas e rios afluentes do “Velho Chico”. Possui ainda, uma grande extensão de áreas protegidas, como o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, com 56.650 ha e 83.363 ha de área, respectivamente. Abriga ainda a reserva indígena Xacriabá e a APA Cavernas do Peruaçu, com 53.074 ha e 91.044 ha, respectivamente. Vale ressaltar ainda a presença de Unidades de Conservação estaduais e particulares (RPPN’s) dentro da área destes municípios.

Prevfogo
Dentre as funções do PREVFOGO/IBAMA, pode-se destacar a promoção, apoio, coordenação e execução de atividades de educação, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil, avaliando seus efeitos sobre os ecossistemas, a saúde pública e a atmosfera.

A atuação das brigadas tem como objetivo maior a diminuição da ocorrência de incêndios florestais nas regiões. Será possível verificar o alcance dessa meta apenas de forma indireta, por meio da contagem de focos de calor detectados durante o período do projeto em relação ao valor dos anos anteriores. Também serão indicações: número de parcerias formais entre Coordenações Estaduais e Prefeituras Municipais, número de palestras a escolas e proprietários rurais, número de apoios a queima controlada etc. Não são aqui estabelecidas metas para cada um dos indicadores, uma vez que podem variar muito entre as regiões de atuação.

Informações Adicionais com Berilo Maia Filho – Chefe do Escritório do Ibama em Montes Claros pelo fone (38) 3223-9669 ou no endereço R. Antônio Francisco, 89 – B. Edgar Pereira – Montes Claros.

Informe da Ascom/Ibama/MG, publicado pelo EcoDebate, 09/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Ibama/MG treina brigadas contra incêndios e queimadas

  • Edmar Viana de Freitas

    Todo princípio de foco de incêndio deve ser analisado a origem. É impossível analisar a todos. Mas os que surgem nas beiras das rodovias podem ser em 95% causados pelas descargas dos caminhões… Vejam o trabalho intitulado: QUEIMADAS NO BRASIL CAUSA REAL NAS RODOVIAS, disponível no google…Abcs Edmar- Itabira- MG

Fechado para comentários.