EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Até 2% de todo o gelo do mundo sumirá em dez anos

degelo

Derretimento das geleiras ajudaria o mar a crescer 1 metro em 100 anos

Em poucos séculos, o homem atingiu algo nunca visto no último milhão de anos: o desaparecimento de 1% do gelo das regiões polares. E este número deve dobrar nos próximos dez anos, segundo Francisco Eliseu Aquino, pesquisador do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A estimativa enterra a hipótese, aventada cinco anos atrás, de que apenas as geleiras de grandes montanhas contribuiriam para o aumento do nível do mar. Hoje, sabe-se que a Antártica e a Groenlândia também farão com que os oceanos cresçam de 60 centímetros a 1 metro nos próximos 100 anos. Reportagem no O Globo.


– A Groenlândia, que conta com 7% do volume de gelo do planeta, tem um derretimento superficial muito maior do que o esperado – ressalta.

– Chegamos a pensar que a massa de gelo havia se estabilizado, mas nos enganamos. E esta região contribui para o aumento do nível do mar, assim como o norte da Antártica.

Grupo faz perfurações para analisar mudanças glaciais O gelo marinho flutuante do Ártico não contribui para o aumento dos oceanos, porque sua massa já está na água. Mas, como reflete a luz do Sol, ele é fundamental no equilíbrio térmico da região. Se derreter, os termômetros registrarão temperaturas maiores.

Para estudar as consequências das mudanças climáticas e glaciais aqui e no continente gelado, o glaciologista Jefferson Cárdia Simões fundou o Projeto Casa (abreviação, em inglês, para “Clima da Antártica e América do Sul”). Ele apresentará seus novos estudos na reunião da SBPC.

– Fizemos perfurações nos Andes e na Antártica para, através das amostras de gelo, colher dados sobre o clima de até cinco mil anos atrás – explica Aquino, integrante do projeto. – Assim, conseguiremos identificar os ciclos de fenômenos como o El Niño, além da velocidade de outras transformações. Quando elas acontecem há muito tempo, são ciclos naturais. Se tiveram uma aceleração brusca, devemos atribuí-las à ação humana. (R.G.)

[nrelate-related float=’right’ width=’50%’]

EcoDebate, 21/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo