EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Criticando a crítica, artigo de Ana Paula de Carvalho

[EcoDebate] A crítica é uma manifestação pessoal sobre qualquer assunto do qual concordamos ou discordamos, podendo esta ser positiva, negativa, construtiva ou destrutiva, depende muito do modo como a manifestamos ou qual a sua real intenção. Ainda assim, é importante salientar que só podemos criticar aquilo do qual entendemos ou possuímos um conhecimento que nos garanta o mínimo de coerência nas nossas posições e afirmações de modo a que não venhamos a cometer injustiças ou idéias erradas do que criticamos.

A importância de sabermos emitir uma opinião que tenha um conteúdo crível e através dela podermos manifestar nosso apoio ou descontentamento com o assunto em questão é pelo menos metade do empenho que se precisa para atingir os objetivos. Não podemos e não devemos em hipótese alguma nos manifestar sem que aja o mínimo de conceituação e embasamento de que é possível inclusive chegar a um denominador comum livre de preconceitos e posicionamentos radicais.


Sempre que emitimos uma opinião, que geralmente é crítica, é porque temos a impressão ou noção bem definida de que entendemos o suficiente para podermos nos expressar e manifestar o nosso desejo de que não concordamos ou que podemos melhorar o que já existente, entretanto, não devemos apenas criticar por criticar, porque a nossa vida começará a ser uma pilha de insatisfações e assim mesmo nunca será o mundo perfeito nem a nossa vida o ideal, porque não existem unanimidades nas críticas.

Devemos sempre dizer a todos o que não queremos e com o que concordamos, mas junto a isso devemos apresentar alternativas e idéias de como resolver o possível problema que estamos colocando em evidência ou como melhorá-lo, jamais deixe de agregar a sua opinião ao valor do que está mostrando para os demais de forma pública ou particular, mas não critique aquilo que não tem a mínima idéia de como resolver por menor que seja, porque se subentende que para tudo existe uma solução que na maior parte das vezes está dentro de nós intrinsecamente e faz parte do que criticamos já como resposta.

Não se pede a ninguém que entenda de todos os problemas do mundo, seria impossível, sabemos que algumas pessoas entendem de política, novela, esportes, educação, saúde e tantas outras opções, outras entendem de jardinagem, mecânica, fotografia, confeitaria e sabem-se lá mais o quê. Todos têm o seu valor agregado pela experiência de vida, de trabalho desempenhado ou acadêmico, ainda assim mesmo não tendo o conhecimento necessário sabemos quando elegemos nossos representantes e deixam de nos representar, ou quando um carro engasga o que ocasiona isso e como podemos tentar solucionar.

Mas o mais importante, critique e sempre que possível apontando o caminho a seguir, pelo menos aquele que considera ser o mais adequado, porque para evoluirmos como nação precisamos caminhar no mesmo sentido, ainda que com nossas diferenças guardadas intimamente no nosso âmago, não podemos percorrer este caminho sozinhos, nem nos tornarmos melhores se não houverem os desafios a superar e as barreiras impostas a cada dia. Lembre-se que nada é para sempre e que o mais importante é sabermos viver em harmonia hoje, o amanhã não existe ainda e o ontem ficou no passado.

Por outro lado, evite as que tenham conteúdo pouco esclarecedor ou que tenham única e exclusivamente a intenção de desestabilizar o modo civilizado de viver e os bons costumes, somos desde sempre um país livre e queremos que continue assim, onde cada um de nós possa dizer e agir livremente sempre respeitando os limites do próximo, é isso que nos dá identidade como povo.

Colaboração de Ana Paula de Carvalho, 40 anos, engenheira civil, para o EcoDebate, 14/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

One thought on “Criticando a crítica, artigo de Ana Paula de Carvalho

  • é a velha estória de falar, falar, falar e não dizer absolutamente nada com nada, como diria Millor.

Fechado para comentários.