EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

África do Sul, Copa e Meio Ambiente, artigo de Aroldo Cangussu

South Africa 2010

[EcoDebate] Está chegando a Copa do Mundo de Futebol. Pela primeira vez ela vai acontecer em um país da África. A África do Sul é um país um pouco parecido com o Brasil. Tem muita riqueza originada dos seus recursos naturais, mas possui uma profunda desigualdade social. Alguma coisa tem melhorado por lá após o fim do regime de segregação racial, o apartheid. Mas ainda existe um grande abismo entre os negros e os brancos, em desfavor dos primeiros. Até mesmo no esporte há diferenças: enquanto o negro prefere o futebol, os brancos apreciam o rúgbi. Ao contrário do Brasil, quase não existe a miscigenação racial que por aqui é comum. Lá ‘preto casa com preto e branco com branco‘.


Falando em futebol, a seleção brasileira foi muito contestada por ocasião da sua convocação. O técnico Dunga preferiu não abrir mão dos jogadores que já trabalharam com ele na seleção e deixou alguns craques que despontaram este ano no Brasil, caso de Neimar e Ganso. Também preteriu Ronaldinho Gaúcho e Adriano, talvez em função da conduta pessoal deles fora de campo. Eu me lembro que escrevi aqui mesmo nesse espaço, logo após a eliminação do Brasil na Copa da Alemanha, que era preciso uma forte reformulação na seleção brasileira, com muitas mudanças, inclusive a do técnico e, naquela época, pedi o Luxemburgo. Dunga, porém, foi o escolhido pela CBF e, realmente, promoveu as mudanças necessárias e tem dado certo até agora.

Com relação ao meio ambiente, a África do Sul, como todos os países africanos, sofre de muitos problemas, como a falta de rios e corpos d’água importantes o que provoca sérios riscos de desabastecimento e apresenta grande déficit hídrico. Isso faz com que o governo tenha de implantar várias medidas de conservação e controle, pois o crescimento do uso da água ameaça perigosamente a capacidade de fornecimento.

Além disso, as concentrações urbanas do país apresentam os mesmos velhos e conhecidos transtornos ambientais: poluição do ar e das águas, contaminação do solo e da água pela aplicação de defensivos agrícolas, chuva ácida e erosão generalizada. A ameaça de desertificação está sempre pairando sobre o continente africano e a África do Sul também pena com esse problema.

A questão ambiental no país africano é muito séria e, por isso, ele é obrigado a participar de vários acordos internacionais, tais como: Tratado da Antártida, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Despejos Marítimos, Espécies Ameaçadas etc.

O planeta Terra realmente precisa da conscientização de todos nós para que possamos sonhar com a sustentabilidade necessária para o prolongamento da vida aqui.

* Aroldo Cangussu é engenheiro, ex-secretário municipal de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 24/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.