EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/MA pede investigação sobre invasão de madeireiros em aldeia indígena

Procuradoria da República em Imperatriz determinou a instauração de quantos procedimentos fossem necessários para apurar o caso

A Procuradoria da República em Imperatriz pediu à Polícia Federal investigação sobre invasão de madeireiros em aldeia indígena Rubiácea. A iniciativa ocorreu assim que se tomou conhecimento de declarações que alertavam sobre a possibilidade de invasão armada e agressões por parte de madeireiros.

O Ministério Público Federal encaminhou, no dia 9 de março, ofício à PF pedindo que fossem realizados levantamentos preliminares e, a partir de então, adotadas providências cabíveis. Para isso, determinou a instauração de quantos procedimentos investigatórios fossem necessários com a finalidade de apurar o caso.

Na manhã da última segunda-feira, 8 de março, as denúncias sobre a invasão se confirmaram, quando um bando de 40 madeireiros armados com revólveres calibre 38 invadiram a aldeia Rubiácea, da etnia Galvão, a 17 km da cidade de Amarante (MA). Eles pretendiam resgatar três caminhões com 50 metros cúbicos de madeiras que haviam sido apreendidos na reserva indígena Araribóia, durante a Operação Arco de Fogo, desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Força Nacional.

Informe da Procuradoria da República no Maranhão, publicado pelo EcoDebate, 14/03/2010

Nota do EcoDebate: sobre a invasão de madeireiros à aldeia indígena leiam, também, a matéria “Madeireiros armados invadem mais uma aldeia indígena no Maranhão

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.