EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa sugere que o chá verde pode ajudar a combater o glaucoma e outras doenças oculares, por Henrique Cortez

O chá verde contém substâncias saudáveis que podem penetrar nos tecidos do olho, levantando a possibilidade de que o chá pode proteger contra o glaucoma e outras doenças oculares. Crédito: iStock
O chá verde contém substâncias saudáveis que podem penetrar nos tecidos do olho, levantando a possibilidade de que o chá pode proteger contra o glaucoma e outras doenças oculares. Crédito: iStock

[EcoDebate] Cientistas confirmaram que as substâncias saudáveis encontrados no chá verde, conhecido por sua potente propriedade antioxidante, podem ajudar a combater o glaucoma e outras doenças oculares. É o que sugere um novo estudo com ratos [Green Tea Catechins and Their Oxidative Protection in the Rat Eye], realizado por pesquisadores da Universidade de Hong Kong (Department of Ophthalmology and Visual Sciences, The Chinese University of Hong Kong) e publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Os pesquisadores, liderados por Chi Pui Pang, avaliaram os diversos antioxidantes presentes no chá verde, tais como catequinas*, vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina. Na pesquisa foi reconhecido que as catequinas , no chá verde, realmente ‘passaram’ do estômago e do trato gastrointestinal para os tecidos do olho.

Análise de tecidos oculares mostraram, além de uma dúvida razoável, que as estruturas do olho absorveram quantidades significativas de catequinas. A retina, por exemplo, absorveu os maiores níveis de galocatequina, enquanto que o humor aquoso tende a absorver epigalocatequina.

Os efeitos das catequinas do chá verde, na redução do estresse oxidativo prejudicial aos olhos, durou até 20 horas. “Nossos resultados indicam que o consumo de chá verde poderia beneficiar o olho contra o estresse oxidativo”, conclui o relatório.

O artigo “Green Tea Catechins and Their Oxidative Protection in the Rat Eye“, publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, está disponível para acesso integral. Para acessar o artigo clique aqui.

Informações adicionais:
Chi Pui Pang, Ph.D.
Department of Ophthalmology and Visual Sciences
The Chinese University of Hong Kong
Hong Kong Eye Hospital
Kowloon, Hong Kong
Phone: 852 27623169
Fax: 852 27159490
Email: cppang@cuhk.edu.hk

* Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte acção antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos. Inúmeros estudos demonstram que os polifenóis presentes na planta do chá verde (Camellia sinensis) apresentam propriedades que actuam de forma benéfica em algumas doenças como a diabetes mellitus tipo1, as cardiopatias, as infecções virais, as inflamações em doenças degenerativas ou mesmo o cancro e o envelhecimento.[1]

A sua composição inclui epicatequinas (EC), epicatequinas gallate (ECG), epigallocatechin (EGC) e epigallocatechin gallate (EGCG), sendo que este último é o mais abundante no chá e o que merece maior atenção do ponto de vista farmacológico. As catequinas são incolores, solúveis na água e não existem referências de contra-indicações do seu consumo.

Fonte: Wikipedia

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 19/02/2010, com informações de Michael Bernstein, American Chemical Society.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.