EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Movimentos sociais denunciam hidrelétricas clandestinas em Correntina, BA

Correntina, BA. Mapa do Cidades.com.br
Correntina, BA. Mapa do Cidades.com.br

No dia 03 de fevereiro de 2009 aconteceu em Correntina uma reunião entre o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, a Escola Família Agricola de Correntina, Pastoral da Juventude do Meio Popular e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) – Regional de Santa Maria da Vitoria com o objetivo de denunciar empresas que estão operando clandestinamente na região.

A partir das informações levantadas pelos movimentos e comunidades ribeirinhas, os técnicos do IMA durante os dias 03 e 04 de fevereiro localizaram o canteiro de obras e depararam com pessoas trabalhando nas localidades de Cachoeira do Manoel Mendes no rio Correntina e acima da comunidade de Ponte Velha no rio do Meio, a serviço da empresa Geomaster de Belo Horizonte.

Nos dois pontos haviam motor-bomba, sonda de perfuração e outros equipamentos que estavam sendo usados em coleta para pesquisa de solo e perfurações. A empresa estava trabalhando sem nenhum tipo de licença o que resultou em deflagação de multa e apreensão dos equipamentos no valor estimado em 90 mil reais.

Segundo Cleiton, militante do MAB, o movimento acredita que se trata de tentativas de construção de Pequenas Centrais Hidroelétricas – PCHs, pois os trabalhos estavam sendo desenvolvidos precisamente em quedas d’água, justamente onde estão previstos projetos para construção de barragens. As ações destas empresas são reflexos da corrida desenfreada para a construção de PCHs na região. Somente na região Oeste estão prevista a construção de 38 centrais hidrelétricas.

Reportagem da CPT Lapa, no Terra Vida On-line nº08 – CPT/BA, publicada pelo EcoDebate, 11/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.