EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Uma Árdua Tarefa dos Movimentos Sociais, artigo de João Clímaco Soares de Mendonça Filho

[EcoDebate] Nesta ultima quinta dia 28 houve a posse da nova diretoria da ANA – Agencia Nacional de Águas. Não se viu em nenhum momento alusão a uma política de águas descentralizada, co – participativa, um constructo de estado democrático com controle social. Vimos um estado com medo da sociedade. Não se falou no fortalecimento dos CBHs e sim se passou a idéia de centralização política.

O FONASC. CBH por uma semana fez articulações junto ao Senado Federal no sentido de postergar a aprovação dos nomes escolhidos para a sociedade brasileira tomar conhecimento dos desígnios que estavam em jogo…

Perdemos por um voto.

A atual direção da ANA é o império da subestimação da não sensibilidade daqueles que enxergam o falseamento da política publica e o fortalecimento de um sistema corporativista, fechado e resistente ao controle social. Se colocando assim ,como uma barreira de contenção aos pressupostos do valor social da água e seu papel de direito e de alimento humano em contrapartida ao seu valor econômico.

É a superação do valor social da água e sua gestão integrada pela hegemonia da tecnocracia e burocracia que joga no lixo todo o aparato construtivo de idéias e valores pautado nos princípios da lei para uma gestão democrática e convergente com a sociedade.

É o falseamento das possibilidades de uma nova relação estado x sociedade com o “ressuscitamento” de grupos e interesses retrógrados e conservadores, na contra mão da história onde o meio vale mais do que o fim… projetos de poderes valem mais do que projetos de nação, o medo do povo prevalece no
lugar da negociação…um retrocesso na construção de uma nova relação estado sociedade para eficácia e proteção dos bens públicos , subalterna à interesses menores…

UM cenário de desafios e resistência…uma tarefa árdua dos movimentos sociais…e um estimulo a organização dos movimentos sociais verdadeiros . É o reaparecimento de velhos paradigmas que um governo que se diz de base social, se alia para compor um projeto de poder…não um projeto de país.

João Clímaco Soares de Mendonça Filho, Coordenador Nacional do FONASC.CBH, representação das organizações da sociedade civil no CNRH

EcoDebate, 09/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.