EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Haitização Global, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

[EcoDebate] Está assustado com os 200 mil mortos do Haiti? Apavorado com os cadáveres nas ruas, sendo enterrados por empilhadeiras em valas comuns? Com a brutalidade da vida, onde o enterro é coletivo, indo para debaixo da terra, literalmente, o cuidado com o corpo humano, inclusive depois de morto?

Está indignado com a forma como os americanos chegaram ao Haiti, com 20 mil soldados, defendendo o que restou de uma burguesia restrita, controlando os portos, tomando conta do país como se fosse sua área de treinamentos?

Está pasmo com aqueles que fazem da miséria um momento de ganhar dinheiro, desviar comida, atirar num faminto que disputa um copo de água ou pedaço de pão, ou traficar crianças?

Está se perguntando para onde irão os migrantes, os que restaram, aqueles que não têm outra possibilidade a não ser vagar pelas ruas ou aventurar-se em barcos perigosos, ou pelas estradas que vão ao interior?

O Haiti é o futuro, caso se confirmem os cenários dos cientistas que estudam o aquecimento global. Olhe para o Haiti e você está vendo o que pode ser toda a face da Terra em trinta, quarenta ou cinqüenta anos. Se assim for, não estaremos falando apenas em centenas de milhares de mortos, de migrantes, de famintos, de sedentos. Estaremos contando essa realidade na casa dos bilhões.

O que os gringos fazem no Haiti é muito mais que o controle estratégico de uma ilha miserabilizada pelas opressões, injustiças e catástrofes naturais. Ali está um laboratório do que vai se repetir constantemente por toda a face do planeta.

Catastrofismo? Olhe para o Haiti.

Não tenha certeza, leitor, que você estará entre os que ficarão para contar a história.

Roberto Malvezzi (Gogó) é Assessor da Comissão Pastoral da Terra – CPT, colaborador e articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 04/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

5 thoughts on “Haitização Global, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

  • Isso é que é choque de realidade! Concordo plenamente…as mudanças climáticas vão gerar uma onda humana de famintos, deslocando-se entre fronteiras…será o caos…mas até agora estão todos “deitados em berço esplêndido” aguardando que a tecnologia seja a resposta para o caos ambiental que se aproxima.
    E se vc quer saber…não quero ficar pra contar esta história…
    Grande texto!
    Carinhosa-mente
    Márcia

  • Maurício Gomide Martins

    Está ai uma fotografia do que será o mundo daqui a poucos anos. Apresenta uma visão realista e consentânea com a projeção do presente para o futuro próximo. É de se frisar o que já está subentendido no brilhante artigo: nessa hora de “juízo final” onde estarão a ética, justiça, lei, autoridade, valor, honra, misericórdia, e mais os bens materiais supérfluos? Acode ao pensamento uma lógica da qual não há como fugir: quanto mais gente, mais dores e sofrimentos. Nessa hora a população mundial irá purgar o pecado de ser tão numerosa.

Fechado para comentários.