EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Câncer: O sofrimento que atinge os mais jovens

Pesquisa mostra a incidência e a mortalidade da doença na faixa etária de 0 a 18 anos. Leucemia, como esperado, e linfoma lideram a lista

O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca) vai publicar na edição de fevereiro de uma revista científica internacional o levantamento inédito sobre o panorama da incidência e da mortalidade do câncer em crianças e adolescentes no país. A pesquisa revela que, para os vinte tipos de câncer estudados, o da leucemia foi o que mais afetou a faixa etária analisada, que foi de 0 a 18 anos. Além de ser o tipo mais frequente, a doença também é a que apresenta maior mortalidade (35%). O levantamento apontou, inclusive, que crianças entre 1 e 4 anos foram as mais afetadas, com 31,6% dos casos registrados.

Dezenove estados e o Distrito Federal fizeram parte do estudo, realizado entre 1991 e 2006. No caso da leucemia (1), que tem um percentual médio de 29% de incidência no país, a ocorrência de casos variou nas capitais analisadas. Salvador teve a menor taxa, com 25,5 casos do sexo masculino para cada 1 milhão de pessoas, e 18,6 do sexo feminino, na mesma proporção. Já em Cuiabá e Curitiba foram observadas as maiores taxas de incidência, com 90,6 casos e 69,9 casos para cada 1 milhão de pessoas. Reportagem de Danielle Santos e Izabelle Torres, no Correio Braziliense.

A incidência maior da doença nas crianças é um dado já conhecido dos médicos especialistas na doença. De acordo com o doutor Rodrigo Abreu e Lima, do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia (Ceon), os números podem ser explicados pelo fato de que tumores sólidos se desenvolvem com menor frequência em crianças, visto que parte dos cânceres são decorrentes de vícios e hábitos de vida como o tabagismo, por exemplo. “A leucemia afeta mais as crianças porque o estilo de vida do paciente interfere menos do que em outras doenças. Por isso é que nos jovens os tumores sólidos são menos frequentes”, explica o médico.

De acordo com o hematologista, assim como acontece com outros tipos de câncer, a descoberta precoce da leucemia em crianças multiplica as chances de recuperação. “Isso, principalmente, porque o tipo linfoide aguda tem uma taxa de cura muito alta em pessoas mais jovens. Essas chances aumentam ainda mais com um tratamento adequado que comece ainda na fase inicial da doença”, diz.

O médico explica ainda que o cadastro público de células-tronco, tanto de cordão umbilical quanto de medula óssea, pode ser a grande chance de redução dos números de incidência da doença.

O segundo câncer de maior incidência entre crianças e adolescentes, apontado pelo estudo, é o linfoma, tumor que cresce no sistema linfático. Esse tipo de câncer atinge 15,5% do grupo pesquisado, mas é mais agressiva entre adolescentes entre 15 e 18 anos, que representam 35,6% dos doentes. Dividida por sexo, a doença representou as maiores taxas em Campo Grande, com 51,3 casos, e Natal, com 32,8 novos doentes para da 1 milhão de pessoas. Em Belém, o quadro foi inverso. Apenas 12,7 dos doentes do sexo masculino e 6,2 do sexo feminino foram enquadrados na doença a cada 1 milhão de analisados.

Os tumores ligados ao sistema nervoso vêm em seguida com 26% das ocorrências e abrangem um grupo maior que varia entre 1 e 14 anos. Mas é na faixa entre 5 e 19 anos que o câncer aparece como a primeira causa de morte por doença no país. Belém ficou novamente entre as capitais com menor índice da doença: 7,9 de casos do sexo masculino para um milhão de pessoas, seguida de Vitória, com 5,5 para a mesma proporção para o sexo feminino. Porto Alegre (36,8 por milhão), para o sexo masculino, e Goiânia (35,3 por milhão), para o sexo feminino, foram as que mais registraram a doença. Apesar dos números, o Inca acredita que houve um aumento expressivo da qualidade no atendimento nos últimos 30 anos. “Há três décadas, 85% das crianças com câncer morriam. Hoje, a estatística se inverte e a chance de cura chega a 85%, sendo que no Brasil a média gira em torno de 65%”, afirma o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Cláudio Noronha, que elaborou a pesquisa em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

Segundo o órgão, cerca de 9.890 casos de câncer foram registrados entre crianças e adolescentes com até 18 anos entre 2008 e 2009. “Esses dados podem ser usados em estudos epidemiológicos no futuro”, afirma uma das médicas coordenadoras da pesquisa, Maria do Socorro.

“O tipo linfoide aguda tem uma taxa de cura muito alta em pessoas mais jovens. Essas chances aumentam ainda mais com um tratamento adequado” – Rodrigo Abreu e Lima, médico do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia

1 – Campanha
A leucemia já tomou os debates no Congresso. Em abril do ano passado, o presidente Lula sancionou a Lei nº 11.930, resultado da proposta do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). A norma institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea e tem o objetivo de aumentar o número de cadastros no registro nacional de doadores. O parlamentar propôs a lei depois do falecimento do filho Pietro, 18 anos, vítima de leucemia mieloide aguda.


EcoDebate
, 29/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.