EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Inmetro desenvolve projeto para uso direto de óleo vegetal em motores a diesel

agrocombustível

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está desenvolvendo, em parceria com a montadora Fiat, um projeto na área de biocombustíveis para transformar motores a diesel em motores que conseguem trabalhar diretamente com óleo vegetal virgem.

Segundo revelou à Agência Brasil o presidente do Inmetro, João Jornada, “não precisa fazer o biodiesel. O sujeito pode ir lá no meio do mato pegar os grãos que ele tem, como a soja, espremer, filtrar e já usar no motor dele”.

O projeto está em fase experimental e será inaugurado em fevereiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. João Jornada revelou que o projeto envolve tecnologia, motor e certificação.

Também na área de biocombustíveis, o Inmetro pretende este ano consolidar uma das mais importantes parcerias firmadas em 2009, com o National Institute of Standards and Technology (Nist), órgão similar do instituto nos Estados Unidos.

“Nós desenvolvemos conjuntamente os primeiros padrões de medição para biocombustíveis. E isso é fundamental para a transformação do biocombustível em commodity (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional) porque aí você tem padrões facilmente acessíveis de qualidade”.

Os padrões desenvolvidos pelo Inmetro e o Nist estão sendo usados agora nos principais laboratórios da Comunidade Europeia para aferir a capacitação desses laboratórios em medir a qualidade dos biocombustíveis. O projeto com a União Europeia é denominado Biorama.

João Jornada afirmou que esses projetos têm impacto ambiental muito grande. “E nós pretendemos desenvolver vários programas que tenham foco na área ambiental, para ajudar na questão da sustentabilidade”.

Ainda na área de sustentabilidade ambiental, com vistas a uma maior eficiência energética veicular, o Inmetro está desenvolvendo projetos para etiquetagem de veículos com relação ao consumo de combustíveis, dentro do programa que pode servir de base para uma política tarifária do governo, disse Jornada.

Reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 12/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

3 thoughts on “Inmetro desenvolve projeto para uso direto de óleo vegetal em motores a diesel

  • Missao Tanizaki

    Quanto VALE um DISCURSO VERDE ? ? ? ? ? ?

    Para a maioria dos Partidos da Atualidade a situação é > > > > > Se correr o Bicho Pega & Se ficar o Bicho Come ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Uma Pequena Parte da Sociedade Brasileira já está Bem Madura e conseguirá perceber as FARSAS / MENTIRAS que estão por trás.

    Essa Pequena Parte da Sociedade Brasileira tem OBRIGAÇÃO MORAL em ALERTAR os Eleitores Brasileiros Despreparados e / ou ajudar os seus Candidatos VERDE, de FATO (Os Candidatos que tem História Concreta na LUTA pela Produção SUSTENTÁVEL).

    A Sociedade Brasileira, também, já percebeu que Política de ESTADO é muito diferente de Política PARTIDÁRIA – a Sociedade Brasileira já ACORDOU para essa Questão CHAVE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL – Precisamos de Política de ESTADO para RESOLVER os Problemas da Educação / Ensino, Saúde, Criminalidade, entre outras áreas.

    Chega de Política PARTIDÁRIA NÃO-ÉTICA ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    A Sociedade Brasileira está cheia de ENGANAÇÃO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Desde que surgiu o BioDiesel no Brasil eu tenho apresentado de que se trata de Um Tiro no PÉ de todas as EMPRESAS que vierem a INVESTIR nesse NEGÓCIO – SUICÍDA porque produz um SUBPRODUTO denominado GLICERINA que corresponde à 10 % da Produção Total e não terá como ser absorvido pelo MERCADO, tornando-se SÉRIO POLUENTE do Meio Ambiente.

    Agora surge essa Matéria: Inmetro desenvolve projeto para uso direto de óleo vegetal em motores a diesel, em que um Cidadão Brasileiro (Dendiesel) apresentou um oportuno Comentário: Finalmente o VERDADEIRO BIODIESEL – O INMETRO vai repetir O QUE JÁ FIZEMOS NA DÉCADA DE 70; INT, CENPES, CTA, etc.
    Naquela época, receosos pelo sucesso dos OVN (Óleo Vegetal Natural) fizeram “DUMPING” reduziram o preço do diesel mais caro que a gasolina, para metade do preço desta.
    A facilidade da produção e possibilidade comprovada da utilização dos OVN ameaçava o álcool combustível e
    o DIESEL importado; o DENDÊ ERA MAIS BARATO.
    Agora estão fazendo o oposto para viabilizar o falso BioDiesel para beneficiar os MESMOS do passado.
    O diesel subindo sem ninguém notar!
    Hernani Sá tentou falar com todos os presidentes eleitos, mas os filtros evitaram.
    Lula perdeu a oportunidade da VERDADEIRA INCLUSÃO SOCIAL; Uma pena, poderia ter gerado mais de 10 milhões de oportunidades no campo. Hernani tentou falar com ele desde o primeiro mandato.
    COLLOR lançou o DENDIESEL e foi destituído! >>> REF.: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/inmetro-projeto-uso-direto-oleo-vegetal-motores-diesel-110110.htm

    Nos Sites EcoDebate, Ambiente Brasil, Biodiesel BR (vide referências abaixo), entre outros, VOCÊ pode acessar a mesma Matéria e os meus comentários.

    REF.: http://www.ecodebate.com.br/2010/01/12/inmetro-desenvolve-projeto-para-uso-direto-de-oleo-vegetal-em-motores-a-diesel/

    REF.: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/inmetro-projeto-uso-direto-oleo-vegetal-motores-diesel-110110.htm

    REF.: http://www.ecodebate.com.br/2010/01/12/inmetro-desenvolve-projeto-para-uso-direto-de-oleo-vegetal-em-motores-a-diesel/

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.