EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Sergipe produzirá energia eólica suficiente para abastecer cidade de 200 mil habitantes

torres eólicas

Até 2011, Sergipe estará produzindo energia eólica suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. O anúncio foi feito, no dia 29/12/2009, pelo presidente da Energias Renováveis (Energen), Joaquim Ferreira. Segundo ele, o parque de aerogeradores será construído no município de Barra dos Coqueiros e terá capacidade para produzir cerca de 30 Megawatt (MW) de energia.

A cessão do terreno onde onde será construído o parque foi feita numa parceria envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e do Turismo (Sedetec) – por meio da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) – e a Energen.

Também contribuíram para viabilizar o projeto um financiamento do Banco do Nordeste no valor de R$ 160 milhões, a isenção do Imposto sobre Serviço (ISS) e a garantia de preço no mercado privado.

O Parque Eólico de Barra dos Coqueiros terá 15 torres de 145 metros. A estimativa é de criação de 200 empregos diretos com a obra, que tem a conclusão prevista para maio de 2011.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse, no último dia 17, logo após a realização do primeiro leilão de energia eólica do país, que o governo pretende realizar mais leilões desse tipo de energia em 2010.

Reportagem de Pedro Peduzzi, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 04/01/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.