EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP 15: Oxfam critica proposta de acordo apresentada em Copenhague

A Oxfam Internacional criticou a falta de um pacote de financiamento a longo prazo no projeto de acordo apresentado ontem (11) durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) em Copenhague.

A proposta, na avaliação da Oxfam, não reflete dois anos de negociação oficial e precisa ser melhorada pelos diplomatas que participam da conferência antes do início da fase decisiva da reunião, com a chegada de ministros e chefes de Estado a partir de hoje (12).

Em comunicado, a organização argumenta que “milhões de pessoas já sofrem com inundações e secas” – consequências das mudanças climáticas – e não podem esperar mais deliberação e atraso na definição de um novo acordo climático justo e ambicioso.

O esboço, apresentado hoje, mantém os compromissos assumidos pelos países ricos no âmbito do Protocolo de Quioto, indica a elaboração de um novo acordo para que os Estados Unidos também tenham metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa e prevê compromissos de ações de mitigação para os países em desenvolvimento. O texto reafirma a necessidade de dinheiro dos países desenvolvidos para que os pobres se adaptem às mudanças do clima, mas não trata dos valores.

Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 12/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.