EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Quais os principais problemas do mundo que afetam a população brasileira? artigo de Carol Salsa

.

Quais os principais problemas do mundo que afetam a população brasileira? artigo de Carol Salsa

[EcoDebate] Um estudo realizado em 2004 e 2005 pela Market Analysis Brasil divulgou estatísticas encontradas numa avaliação de um universo de 800 adultos residentes nas oito maiores capitais brasileiras que responderam à pergunta: ”Qual o problema mais importante que o mundo enfrenta hoje”?

Em 2005 foram sinalizados problemas relacionados à violência, insegurança e criminalidade em primeiro lugar, com 23% das indicações. Num estudo de novembro de 2004, com idêntica metodologia, o mesmo tipo de alusões somava 27,6%. Essa queda, não dá para comemorar visto que o segundo grupo subiu de 16,8% em fins de 2004 para 20,7% em fins de 2005.

Principais problemas do mundo para opinião pública brasileira 2004(%) 2005(%)
Insegurança/Violência/Crime 27,6 23,0
Guerra e conflitos (ausência de paz) 16,8 20,7
Pobreza (miséria, fome) 5,8 11,8
Diferença entre pobres e ricos (desigualdades sociais,etc) 3,5 6,1
Desemprego/Subemprego 6,7 5,9
Corrupção (no governo e nos negócios) 1,4 5,6
Narcotráfico/Abuso de drogas 2,7 4,3
Crise ambiental (ameaças/poluição, mudanças de clima, superpopulação) 2,4 3,6
Terrorismo 1,5 2,8
Problemas econômicos/Impacto de globalização econômica 3,2 2,6
Degradação moral, crise na educação 2,1 2,1
Aids/HIV e outros problemas de saúde 4,5 1,3
Outros (refugiados, biotecnologia, fundamentalismo, falta de democracia, etc) 21,8 10,2
Total 100 100

Verificam-se oscilações em alguns itens supra citados no período de apenas 12 meses entre as pesquisas. Apenas um grupo permaneceu estável e consistente para os brasileiros: o da degradação e crise na educação.

A empresa Market Analysis inquiriu a mesma pergunta aos 115 líderes de opinião no Brasil, entre eles: senadores, chefes de gabinete, editores de mídia nacionais, gerentes e diretores de grandes empresas, líderes da burocracia estatal, intelectuais de renome, investidores institucionais e responsáveis por ONGs e movimentos sociais de abrangência nacional.

Principais problemas do mundo para os para os líderes de opinião no Brasil (%)
Desigualdades sociais 23,5
Pobreza (miséria, fome) 20,0
Crise ambiental (ameaças/ poluição/ mudança de clima, superpopulação) 13,9
Violência (crime, guerra e terrorismo) 13,9
Aspectos comportamentais (ética/ corrupção, comportamento, intolerância) 13,9
Desemprego, distribuição de renda, modelo econômico, sustentabilidade 10,4
Outros 4,3
Total 100

Enquanto quase metade do público geral aponta a violência e suas diferentes expressões como prioridade (18,8+20,7) = 46,5% , apenas um em cada sete líderes de opinião pensa dessa maneira (13,9%)

O problema para os formadores de opinião é de ordem sócio-econômica: uma grande maioria (53,9%) aponta as desigualdades sociais, a pobreza, e desemprego, o modelo de produção econômica e a atual distribuição de renda como os principais problemas a enfrentar. Os números supra citados são um convite a se tentar salvar a humanidade, os homens e não, erroneamente, o Planeta. Sobre esse assunto o prof. José Eli da Veiga defendeu como entrevistador do pesquisador Lester Brown, programa replicado, no Roda Viva, desta segunda feira , dia 23 de novembro.

Segundo a pesquisa da Market Analysis a interpretação mais plausível é que os líderes de opinião pensam em termos de “causa-efeito”. Isto posto, os abismos econômicos e sociais estão em primeiro lugar (as causas) seguidos da violência, guerra e terrorismo (efeitos), enquanto o público em geral interpreta esses fenômenos de maneira isolada, além de ser mais susceptível à maneira espetaculosa como cada um desses eventos é mostrado pela mídia.

No que se refere a problemas ambientais, 14% dos líderes colocam as ameaças ao meio ambiente (poluição, efeito estufa, superpopulação ou suas próprias consequências como as mudanças climáticas) no topo das preocupações mundiais. Entre o público geral é atribuída apenas 3,6% da prioridade entre os demais itens.

Portanto, líderes e cidadãos seguem trilhas diferentes. Enquanto uma expressiva maioria do público geral (56,1%) aponta somente os governos, os formadores de opinião estão divididos em culpar governos (32,2%), a sociedade (25,2%) e os dois, mais as empresas (30,4%)

Principais culpados pelo problema apontado como mais importante

Opções de reposta Público Geral

(%)

Líderes de Opinião (%)
Governos 56,1 32,2
Sociedade 23,8 25,2
Empresas 2,8 3,5
Todos os três 9,8 30,45
Nenhum dos três 0,3 2,8
Outras respostas 4,0 6,1
Não sabe 3,5
Total 100 100

Como as expectativas são diferentes, segundo a empresa Market Analysis, a cultura latina concentra suas esperanças no que os governos podem fazer para corrigir esses problemas. Para eles os governos geram esta situação e por isso mesmo deveriam se responsabilizar pelas consequências. Já entre os líderes de opinião, condições sociais são apontadas como problema prioritário, a responsabilidade compartilhada pela sociedade, empresas e governos.

Uma outra fonte de informação relacionou as 10 maiores preocupações da população mundial:

Desemprego 41%
Pobreza e desigualdade social 35%
Criminalidade e violência 35%
Corrupção e escândalos financeiros ou políticos 31%
Cuidados com a saúde 21%
Educação 18%
Declínio moral 18%
Impostos 16%
Terrorismo 11%
10º Ameaças contra o meio ambiente

Observação: A porcentagem total ultrapassa 100% pois os entrevistados tiveram mais de uma opção de voto. Fonte :Ipsos

A rota de colisão dos resultados encontrados na pesquisa referente ao público com a esfera governamental seria considerado um retrocesso nos diálogos ao longo dos séculos.

Atualmente, se tivéssemos de relacionar os principais problemas para a opinião pública brasileira, formaríamos uma tabela complementar( ainda incipiente) de itens de diferentes segmentos da sociedade, relacionados a seguir. A tabela é resultante de pesquisas na web.

Problema Fonte
Fraternidade e Segurança Pública CNBB
Burocracia e câmbio artificial CNI
Crescimento da população Cientistas, ambientalistas
Insustentabilidade das sociedades face às mudanças climáticas Público informado e consciente

Fontes:

http://lista10.org/curiosidade/as-10-maiores-preocupações-da -populacao-mundial/

http://www.aomestre.com.br/mnd/53_pesquisa-brs.htm

Carol Salsa, colaboradora e articulista do EcoDebate é engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM.

EcoDebate,

 

Fechado para comentários.