EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emissões de CO2 continuam a subir rapidamente, por Henrique Cortez

emissões de CO2

[EcoDebate] A taxa anual de aumento das emissões de dióxido de carbono, a partir de combustíveis fósseis, mais do que triplicou nesta década, em comparação com a década de 1990. Este é o quadro assustador, às vésperas da COP 15, de um estudo realizado por um consórcio internacional de cientistas.

As emissões de CO2 aumentaram a uma taxa de 3,4% por ano entre 2000 a 2008, em contraste com a taxa anual de 1% na década anterior, de acordo com cientistas que participaram do relatório do Global Carbon Project, publicado na atual edição da Nature Geoscience.

A equipe incluiu cerca de 30 pesquisadores de todo o mundo, incluindo C. Scott Doney, cientista sênior do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) e Richard A. Houghton, cientista sênior e diretor interino do Woods Hole Research Center (WHRC).

Desde 2000, os cientistas documentaram um aumento global de 29% das emissões globais de CO2. Eles atribuem o crescimento ao aumento da produção e comércio de produtos manufaturados, sobretudo nas economias emergentes, a mudança gradual do petróleo ao carvão e ao declínio da capacidade do planeta de absorver CO2.

De acordo com os pesquisadores, ao longo da última década, as emissões de CO2 continuaram a subir, apesar dos esforços para controlar as emissões. As evidências preliminares sugerem que a terra e o oceano podem estar se tornando menos eficaz na remoção de CO2 da atmosfera, o que poderia acelerar a mudança do clima futuro.

“Embora as emissões de CO2 provenientes do desmatamento representem apenas cerca de 15% do total das emissões de CO2 no período 2000-2008, a redução do desmatamento é uma das atividades que poderiam contribuir significativamente para a estabilização da concentração de CO2 na atmosfera”, diz Houghton. “As negociações na COP-15, em Copenhague, no próximo mês, devem abordar esta questão a sério.” diz.

Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 27/11/2009, com informações do Woods Hole Oceanographic Institution

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

5 thoughts on “Emissões de CO2 continuam a subir rapidamente, por Henrique Cortez

  • CELSO APARECIDO PESSOA

    VEJO QUE A MANCHETE ABRANJE UM ENORME PROBLEMA NO SISTEMA ECOLÓGICO. AS MUDANÇAS CLIMATICAS VEM AUMENTADO A CADA ANO QUE SE PASSA, A POLUIÇÃO, O DESMATAMENTO DESNECESSÁRIO, A MATANÇA DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO. A CULPA É DO PRÓPRIO SER HUMANO. “SOMOS CULPADOS POR TODOS ESSES PROBLEMAS E VEMOS O FIM DE TUDO QUE É DE NATUREZA AMBIENTAL”TEMOS QUE CUIDAR DE TUDO…..PRINCIPALMENTE DO MUNDO QUE SOBREVIVEMOS….!

Fechado para comentários.