EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama, Polícia Federal e Ministério Público Estadual promovem retirada de madeira extraída ilegalmente no Noroeste do MT

Em ação conjunta do Ibama, Polícia Federal, Força Nacional e Ministério Público do Estado do Mato Grosso, denominada Operação Três Fronteiras II, foi encontrado, na região da Gleba Capa Mansa, um conjunto de 25 esplanadas de madeira in natura, com cerca de 500 toras, totalizando aproximadamente 1.100 m3 de madeira  extraída irregularmente da Floresta Amazônica.

A Gleba Capa Mansa trata-se de área de ocupação irregular, onde os diversos colonos ocupantes de pequenos lotes pretendem regularizar-se  junto ao Incra, tornando a área um Assentamento Rural.

A operação constatou que a exploração foi dada numa área de aproximadamente 5.800 ha de mata nativa. Não foi possível detectar os infratores do dano ambiental, devido à grande quantidade de pessoas envolvidas e por se tratar de diversas frentes de extração. A equipe de inteligência dos órgãos envolvidos permanece trabalhando nas investigações do caso.

Os 1.100 m3 de madeira apreendida serão doados à Prefeitura Municipal de Colniza, para ser utilizada em benfeitorias para a comunidade, como pontes nas estradas, escolas, e centros comunitários.

A equipe permanece acompanhando a retirada da madeira por cinco dias. A Prefeitura municipal desempenhou esforço de funcionários e maquinários, além da contratação de caminhões para o frete da madeira até a sede do município, cerca de 100 km da área explorada.

O apoio da Prefeitura só pode ser concretizado após a intervenção do Ministério Público Estadual, devido ao medo da população em ajudar na retirada da madeira, temendo retaliação por parte dos envolvidos com o crime ambiental, visto que Colniza é considerado um dos municípios mais violentos do Brasil, com o maior índice de homicídios por habitante.

Fotos: Paula Andreia Ennes
Informações do Ibama/MT, publicadas pelo EcoDebate, 25/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.