EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Lançada a 2a. edição do livro ‘Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática’, do geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos

Lançada a 2a. edição do livro 'Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática'

Nesse último dia 28 de outubro a ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental e a editora O Nome da Rosa promoveram o lançamento da 2ª edição atualizada e ampliada do livro GEOLOGIA DE ENGENHARIA: CONCEITOS, MÉTODO E PRÁTICA, do Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos

Sobre o livro
Ainda que a Engenharia, e as ações humanas no planeta de uma forma geral, nem sempre os usem devidamente, não resta a mínima dúvida de que os conhecimentos geológicos são indispensáveis para o sucesso técnico e econômico dos mais variados tipos de empreendimentos de engenharia, como para a própria sustentabilidade da vida humana.

Cabe à Geologia de Engenharia, a geociência aplicada responsável pela interface tecnológica entre o homem e o planeta, produzir e tratar esses conhecimentos de forma que eles sejam compreendidos e assimilados nos projetos e planos de obra da engenharia.

Para o êxito dessa essencial ação técnica é indispensável que o geólogo de engenharia se apóie sempre nos conceitos básicos de sua especialidade profissional e em um método de trabalho que lhe garanta a excelência dos resultados buscados.

Está justamente nessa esfera conceitual e metodológica o objetivo principal desse livro: reforçar a essencialidade, para o bom exercício da GE, de seu entendimento e assunção enquanto uma Geociência Aplicada, ou seja, de sua umbilical vinculação ao universo científico da Geologia, assim como da observância de um explícito método de trabalho.

Em suma, esse livro cuida especialmente da atitude científica e profissional do geólogo de engenharia diante dos problemas práticos que lhe são colocados no exercício de sua atividade profissional.

Dentro desse propósito, o Capítulo I estabelece uma proposta de fundamentação conceitual e metodológica para a GE brasileira, e o Capítulo II apresenta uma coleção ilustrada de 26 casos brasileiros reais de aplicação, todos expostos segundo a sequência metodológica proposta no capítulo anterior.

Profissionais e estudantes de Geologia, Engenharia, Arquitetura e outras ciências aplicadas afins certamente encontrarão nesse livro informações e conhecimentos que muito lhes serão úteis para sua formação técnico-científica e para o exercício virtuoso de suas profissões.

Formas de aquisição
O livro poderá ser adquirido nas livrarias, na ABGE (abge@ipt.br) ou com o próprio autor (santosalvaro{at}uol.com.br)

Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos
· Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia
· Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Cubatão” e “Diálogos Geológicos”
· Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente
· Criador da técnica Cal-Jet de proteção de solos contra a erosão

EcoDebate, 03/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.