EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Reunião discute inclusão de pescadores entre impactados pela UHE de Estreito

Plano Básico Ambiental não contempla a categoria como impactados. Caso depende de debate com participação do Ibama

Representantes de colônias de pescadores dos estados do Maranhão e Tocantins estiveram reunidos nesta segunda-feira, 26 de outubro, com o procurador da República no Tocantins Álvaro Manzano para discutir a inclusão da comunidade como impactados pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito. O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Jozafá Ribeiro Maciel, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também participaram da reunião.

O objetivo era buscar ações que possam alterar o Plano Básico Ambiental (PBA) do projeto da UHE para incluir os pescadores como impactados. O atual PBA não considera a atividade pesqueira afetada pela implantação da usina. De acordo com Jozafá Maciel, há diversos impactos para quem vive desta atividade que vão além dos bens perdidos. O superintendente afirma que é necessário definir o conceito de impactados. “Em casos como este só se considera as perdas estruturais. As cercas que caem, a área que foi invadida. Mas o pescador que perde sua casa próxima ao rio não pode receber outra distante, pois ele irá abandonar a atividade pesqueira ou a casa”.

Manzano afirmou que o PBA deve ser discutido junto ao Ibama, órgão responsável pela concepção inicial do plano, que justificou a ausência de seu representante na reunião. Outro órgão esperado, Incra, a quem diz respeito todas as questões envolvendo assentados, muitos dos quais praticam a pesca, também não participou da reunião.

Informe da Procuradoria da República no Tocantins publicado pelo EcoDebate, 29/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.