EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPT investigará trabalho infantil no lixão de Guarabira, PB

Lixão de Guarabira, PB. Foto do Jornal de Guarabira.
Lixão de Guarabira, PB. Foto do Jornal de Guarabira.

O procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna encaminhará requerimento ao procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Ramon Santos, no sentido de que seja aberto inquérito para apurar denúncia de trabalho infantil no Lixão de Guarabira. A denúncia surgiu durante audiência pública promovida pela Associação dos Magistrados do Trabalho da Paraíba (Amatra-PB) na Câmara de Vereadores daquela cidade, ontem (quarta-feira).

A audiência, que reuniu diversas entidades ligadas ao tema do trabalho infantil, foi presidida pela juíza do Trabalho Mirella Darc de Melo Cahu, da Comissão de Direitos Humanos da Amatra, que dividiu a mesa dos trabalhos com o procurador Eduardo Varandas e com o juiz titular do Trabalho de Guarabira, Antônio Cavalcante Neto.

Segundo denúncias de uma das entidades convidadas, a prefeitura de Guarabira já havia se comprometido perante a Justiça Comum, em 2007, a eliminar o trabalho infantil no Lixão, mas as crianças continuam por lá. “É um trabalho indigno que jamais poderemos encarar como normal, mesmo diante da condição social daquelas famílias”, observou o procurador do Trabalho.

Outro tema abordado durante a reunião foi a exploração sexual de crianças e adolescentes para fins comerciais, considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das piores formas de trabalho infantil. Segundo a juíza Mirella Cahu, Guarabira está na rota da prostituição infantil.

Varandas lembrou que a organização sueca “Save the children” fez um levantamento da situação no Brasil e concluiu que o Nordeste está em primeiro lugar em impunidade no que se refere aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Informações da PRT 13ª Região/ Paraíba publicada pelo EcoDebate, 28/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.